Profissional de Marketing e Desafios da Função …

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Profissional de Marketing e Desafios da Função …


Além da abrangência de atuação demandada pelo profissional de marketing, que passa a desempenhar múltiplos papéis dentro das corporações, há outras competências muito importantes …

Desafios do Profissional de Marketing

As empresas buscam um profissional de marketing capaz de oferecer flexibilidade e poder de execução, para transformar estratégias em ação.

Portanto, o primeiro requisito em 100% das vagas é a pessoa fazer acontecer.

As empresas querem menos planos, estratégias, reuniões e brainstorms, elas querem e precisam de ações práticas …

Por isso, exige maior flexibilidade do profissional de marketing para que não seja apegado às ideias anteriores …

Atrelado ao fazer acontecer, assuma mais desafios, trabalhe para refazer mais, sem apego ao que pode dar errado …

Mas, há outros conhecimentos e experiências prévias que são muito valorizados, como os relacionados ao mundo digital e suas oportunidades.

Know how nas tecnologias disponíveis, e análise de dados e de relacionamento com consumidores é um diferencial.

O profissional de marketing que tenha um caso de sucesso em segmentação da base de clientes é disputado pelas empresas.

Na atual situação econômica, com um budget pequeno, ações ligadas a redes sociais e mídias online ganham destaque.

Elas demandam investimentos mais baixos e atingem um público segmentado, garantindo um ROI mais elevado.

Dessa forma, as competências apontam para uma mesma direção: a urgência do profissional focado nos resultados com baixos custos.

Disso depende a sobrevivência das empresas no atual cenário econômico mundial.

O mercado

A concorrência cada vez mais acirrada nos mercados globalizados e dominados por grandes grupos exige um trabalho de inteligência apurado.

É preciso acompanhar de perto os movimentos dos players do setor, o comportamento do público-alvo e necessidades dos clientes.

Por isso, a atual realidade econômica e política do país e do mundo exigem isso.

Após o monitoramento, segue-se a fase da estruturação dos dados e de disseminação da informação na organização.

O esforço do profissional de marketing deve centrar no desenvolvimento de estratégias ofensivas e defensivas em relação aos concorrentes.

Dessa forma, também é importante traçar táticas de curto, médio e longo prazo em um programa de Inteligência …

A gestão da informação cumpre papel fundamental para que as decisões de Marketing direcionem para a melhoria da competitividade.

Cabe ao profissional de marketing, responsável pela inteligência de mercado, construir métricas e processos de produção e acompanhamento de indicadores.

Dessa forma, criando relatórios para a alta gestão tomar as melhores decisões …

Tecnologia

À medida que a tecnologia se torna imprescindível, o entendimento das ferramentas deixa de ser responsabilidade exclusiva de TI.

O gerenciamento desses softwares não é simples, já que a rapidez das inovações faz com que as soluções mudem constantemente.

Torna-se difícil ao profissional de Marketing identificar as melhores opções disponíveis e se manter atualizado sempre.

A maioria sequer consegue usar as ferramentas que têm à disposição em toda a sua capacidade.

Por isso, a tecnologia cumpre importante papel no aumento da performance dos resultados, seja pela automação ou aumento da produtividade.

No momento em que empresas buscam fazer mais com menos, a segmentação e a mensuração dos resultados garantidas pelas ações digitais ganham especial importância.

Portanto, o profissional de marketing preparado para lidar com as ferramentas como Analytics, SEO e CRM serão muito bem aceitos.

Dados Importantes

– O ROI está entre as principais dores de cabeça dos executivos e do profissional de Marketing.

A mensuração lidera a lista de desafios na área em qualquer empresa.

Não é fácil, mas é fundamental, afinal o cálculo pode ser o melhor argumento para conseguir expandir o budget em tempos de crise.

É importante estabelecer links entre as atividades de Marketing e resultados em vendas, geralmente por meio de softwares, como os de CRM.

As companhias entrevistadas pela Hubspot também apontaram terem verificado três vezes mais probabilidade de conquistar o ROI em campanhas de inbound Marketing do que de outbound.

– Garantir budget suficiente para as ações arquitetadas é o segundo principal desafio da área …

E ele está atrelado ao anterior, já que depende justamente da apresentação do ROI para a mesa diretora.

Portanto o profissional de Marketing que demonstra um ROI positivo, tende a receber um budget maior no ano seguinte do que aquele que não conseguiu fazê-lo.

Mas, a única forma de obter esse dado é mensurá-lo adequadamente.

– O site corporativo é sempre um grande desafio, especialmente para pequenas empresas.

Para as Organizações Sem Fins Lucrativos, essa chega a ser a principal preocupação, antes mesmo do ROI.

A performance do site está no topo das prioridades das empresas para atrair visitantes, converter e ajudar os profissionais a atingir seus objetivos.

Para um bom resultado, é preciso ser eficiente em diversos pontos: do design, ao tempo de carregamento das páginas, à segurança, à otimização mobile e ao SEO.

Tudo isso aliado deve ser atrelado ao conteúdo de qualidade.

O resultado positivo nesse campo depende de uma equipe qualificada, recurso muitas vezes escasso para as companhias de pequeno porte.

A saída, nestes casos, é recorrer a agências especializadas.

Treinamento e ações

– Identificar as tecnologias corretas para as necessidades da empresa aparece na quarta posição entre as preocupações dos executivos de Marketing.

A maioria dos profissionais recorre a variadas fontes para encontrar a solução mais apropriada – colegas, amigos da indústria ou relatórios de analistas.

O mais importante, segundo o estudo da Hubspot, é investir em um software de automação de Marketing.

Treinar a equipe aparece em seguida, quanto ao uso de softwares e conceitos importantes das funções, para que o profissional de marketing atinja todo o seu potencial.

O importante é alinhar os treinamentos com os objetivos da empresa, ou seja, aquilo que irá gerar ROI.

Um plano de ação, com os pontos fracos e fortes de cada membro da equipe, pode ajudar a vencer esse desafio.

Conclusão

A tendência já vem sendo verificada há algum tempo no mundo, mas agora ganha força por conta do período econômico.

Isso significa que dois cargos podem ser fundidos em um só, ou que uma demissão sem reposição do empregado acarrete na redistribuição de tarefas.

Portanto, o profissional de marketing capaz de assumir responsabilidades variadas, de pensar o Marketing como um todo, têm mais chance de permanecer na empresa.

Por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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