Tecnologia com foco em dispositivos móveis, definem o futuro da publicidade, comunicação e consumo na era digital. Aconteceu na IV INFOtrends em São Paulo.
Tecnologia
A tecnologia não só ajuda mas, pode reinventar a publicidade.
A afirmação, polêmica para alguns especialistas, é de Erica Smith, vice-presidente do grupo Aegis Media e uma das estrelas da 4ª edição do INFOTrends.
Há uma forte razão para destacar a tecnologia no mundo publicitário.
Pois, a publicidade hoje, além de eletrônica, é interativa.
Outro fator importante: cerca de 50% da compra de mídia digital é feita por meio de ferramentas que oferecem dados quase “íntimos” do cliente que está do outro lado da tela.
Por isso, a tecnologia traça o perfil dos consumidores de uma forma diferente.
Cada vez que o internauta visita um site, é possível identificar seu comportamento, seus gostos e preferências, e coletar informações para traçar um perfil.
Tudo isso sem identificar informações privadas, como sobrenome e endereço.
Como alcançar Audiência?
É preciso alcançar a audiência desejada onde quer que ela esteja.
Para isso, é preciso coletar informações do usuário e entregar anúncio de acordo com o seu comportamento na internet.
Portanto, para conseguir reunir essas informações, muitas empresas, como Yahoo e Facebook, têm usado o Ad exchanges.
Essa ferramenta permite a construção de um inventário de suas audiências.
Com ela, as empresas são mais precisas e exatas.
Pois, conseguem informações individuais ao invés de dados de massa.
Apesar do avanço da internet, a TV não vai morrer tão cedo.
Estão criando novos modelos.
O comercial de TV irá se mover, como no filme ´Minority report´, para ser customizado ao usuário que está na sala.
Mas, é excitante e um pouco assustador.
Pois, esse é o futuro.
Intermediador ou Agência?
Esse cenário é diferente do que está acontecendo com o intermediador da venda de mídia, das agências de publicidade.
Mas, está sumindo do mercado porque os anunciantes têm uma quantidade de dados muito poderosa.
Esses dados estavam sendo usados por terceiros até os anunciantes perceberem que não é preciso compartilhá-los.
Por isso, está surgindo um novo profissional.
Ele deve ter um “know how” pra trabalhar com dados em tempo real.
Dessa forma, essa pessoa deve checar dados, fazer análises e ter um background econômico para saber organizar e utilizar todos esses dados.
Autor: Erivaldo Ribeiro
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