Publicidade futurista defende ações com inserção de tecnologia, cultura e o pensamento clássico da arte nos conceitos visuais, sonoros e literários …
Publicidade Futurista Social
Desde a antiguidade as técnicas e soluções são projeções necessárias para o desenvolvimento social, cultural e pessoal.
O pensamento evoluiu exponencialmente ao longo das décadas e a partir das grandes guerras, percebemos o quanto se expandiu a tecnologia …
Aconteceu como resultado da necessidade de expansão e conquistas realizada pelo homem guiado pelo pensamento e em busca de descobertas cada vez mais originais …
Mas, sabemos também que a história da tecnologia na arte está ligada a mudança de hábito social em relação à tecnologia.
Um aspecto interessante sobre esse comportamento está na evolução da quantidade de imagens que nos cercam …
Qual é o Futuro da Publicidade e Comunicação?
A arte, assim como a publicidade futurista e propaganda, carrega os símbolos e expressões de uma época.
O pensamento de que a arte passa por processos, que se observa hoje como pós-moderno ou tantos outros nomes, estão ligados aos pensamentos sociais e são constantes.
A releitura de um período artístico se faz pela necessidade da observação de seu conteúdo diante das atividades atuais e sociais onde ocorre …
Dessa forma a união de elementos e meios até tecnológicos contemporâneos, aproxima o sugerido pelos futuristas.
Pois, a saudação da era moderna implica na aceitação incondicional da máquina, das quais vivemos rodeados e dependentes hoje em dia …
Assim, o artista não está mais destacado da sociedade quando cria ou gera a sua “obra”.
Ele busca a interação entre sua arte e o público, esperando uma resposta popular ao que “gerou” …
Como utilizar tudo isso na apresentação real de uma publicidade futurista?
Soluções possíveis nessas questões …
1 – Ferramenta de Busca
O Google utiliza um sistema de IA (inteligência artificial) denominado RankBrain para entender o que os usuários estão tentando localizar em suas buscas.
Além de utilizar recursos de Machine Learning, o RankBrain é capaz de traduzir textos com os quais o buscador Google nunca tinha tido contato antes para produzir buscas de significados similares.
2 – Marketing Programado
De repente em sua timeline do Facebook, você recebe um link ou imagens de uma campanha publicitária de um produto que você estava realmente precisando …
Isso é resultado de uma pesquisa relacionada, ou por conta dos algoritmos de IA que fizeram uma análise acertada de acordo com os fatores demográficos de sua região.
3 – Banners com Imagens
A partir de milhões de imagens marcadas numa rede neural artificial, a tecnologia de IA pode ser treinada para identificar os tipos de objetos, pessoas, cores, conceitos e logotipos.
Dessa forma, a tecnologia pode colocar um anúncio apropriado dentro de um banner.
Por exemplo, um pai poderá ver um banner com anúncio para cadernos dentro de uma foto de ambiente escolar que foi automaticamente inserido por essa IA.
4 – Perfil do Consumidor
Algumas organizações usam análises a partir de bancos de dados para classificar seus clientes em diferentes grupos.
Essas informações são baseadas em questões demográficas, compras realizadas no passado, comportamento off-line e histórico de navegação online.
Através de análises preditivas, os comerciantes podem até mesmo identificar quando os consumidores passarão por determinados eventos da vida …
Assim eles “programam” respostas com os períodos em que eles estão mais propensos a mudar seus hábitos de compras.
Um exemplo famoso, a rede norte-americana Target usou o histórico de compra de seus clientes para enviar correspondências com produtos para bebês …
Com isso, previu a gravidez de uma garota antes mesmo que ela tivesse dado a notícia aos pais …
5 – Liderança Automatizada
Assistentes de vendas automatizados usam a IA para realizar conversas introdutórias com potenciais clientes.
Isso permite que as empresas coletem informações de contato;
Promovam os recursos do produto;
Eliminem os improváveis clientes em grande escala …
Tudo sem nem sequer envolver as equipes de vendas …
6 – Marketing de Produtos
As lojas online oferecem recomendações personalizadas através de filtros colaborativos, uma solução de IA que relaciona os visitantes do seu site através de gostos semelhantes.
Se o usuário A e o usuário B comprarem os cinco produtos em um determinado mês, por exemplo, há uma boa chance de que o usuário A se interesse pelos mesmos produtos que o usuário B venha a adquirir no mês seguinte.
7 – Preço Dinâmico
O recurso do preço dinâmico utiliza Machine Learning para definir o preço mais razoável para um bem ou serviço em determinado momento.
É resultado do que as pessoas estão dispostas a pagar pelo produto em circunstâncias similares no passado.
É por isso que os preços das passagens de avião flutuam de acordo com o número de vezes que você faz uso do serviço.
Isso também explica o aumento do preço do Uber quando você usa o aplicativo, por exemplo, em um sábado à noite …
8 – Sincronicidade
Empresas digitais podem fornecer experiências envolventes e personalizada através da interface de usuário passiva, uma forma de IA.
Esse método coleta dados comportamentais de dispositivos de consumo continuamente, usando Machine Learning, para adaptar a experiência aos desejos e necessidades do consumidor.
Exemplo disso é o que o Spotify faz ao rastrear dados de usuários que gostam de realizar cooper para combinar a batida da música com o ritmo da corrida.
Conclusão
A publicidade futurista já chegou e atua livremente entre nós, simples mortais …
Existem sistemas especificamente aplicados à Publicidade e Propaganda com IA atuantes no mercado …
O objetivo é automatizar e interpretar dados de ponta a ponta na cadeia da propaganda…
Vale a pena testar e aplicar …
Afinal, o futuro com respostas sociais congruentes e sólidas passam pela IA aplicada ao seu empreendimento.
Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
Deixe um comentário