Esse infográfico é um plano de marketing passo a passo. Infográfico é uma ferramenta que detalha as ações necessárias para se alcançar um ou mais objetivos.
Plano de Marketing passo a passo
O plano de marketing passo a passo não se resume a fazer publicidade acreditando que tudo vai dar certo…
Por isso, o trabalho deve começar junto com o desenvolvimento do produto e pesquisa junto ao público-alvo.
Portanto, fazer Marketing é posicionar seu produto no mercado com planejamento e eficácia.
Pode parecer um longo processo que necessita de muito tempo e dinheiro …
No entanto, e por isso é indicado somente para grandes empresas?
Engano de quem pensa assim.
Fazer um plano de marketing é totalmente possível para todas as empresas.
Pois, é um processo recomendado e com planejamento sua empresa pode se fixar no mercado com autoridade e lucro.
Assim sendo, no mundo dos empreendimentos e dos negócios, planejar é a palavra de ordem.
Para elaborar um bom plano de marketing
1. Analise o ambiente de marketing
Então, o primeiro passo é avaliar quais são os fatores externos e internos que podem influenciar a sua empresa.
Pois, é imprescindível entender quais são as suas forças e fraquezas, e o capital disponível que poderá ser usado nas ações de marketing.
Portanto, caso contrário, o plano não terá sustentabilidade a longo prazo.
2. Entenda quem são os seus clientes
Dessa forma, um bom plano de marketing tem que ser voltado para o público alvo.
Analisar o mercado é importante, prestando atenção nas demandas, no potencial, na previsão de taxa de crescimento e na participação.
Pois, é preciso entender como, por que e quando os consumidores usam seu produto ou serviço.
3. Analise os seus concorrentes
Avalie de maneira detalhada quem são e quais são os objetivos dos principais concorrentes de seu mercado.
Portanto, é fundamental olhar para as outras empresas do setor que possam entregar os mesmos benefícios que a sua empresa.
4. Defina suas estratégias e ações
Qual é o objetivo do plano?
Deseja aumentar o número de vendas?
Para então, entender de onde vem o faturamento das vendas.
E, avaliar se o ideal é fazer com que os clientes comprem com mais frequência …
Ou, se o objetivo é buscar novos consumidores.
Avalie também com cuidado quais medidas serão adotadas pela empresa.
Pois, para especialistas, utilizar redes sociais ou, oferecer desconto no aniversário do cliente, são exemplos de ações.
5. Estabeleça um cronograma
Monitorar a duração de cada ação, os resultados e os recursos necessários que foram utilizados, devem ser compilados e alinhados.
Todo plano de marketing não tem fim, pois é revisado, refeito e atualizado com: número de vendas, faturamento, rentabilidade, entre outros.
Autor: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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