Marketing de Contexto presente nas relações comerciais é um conceito que fortalece o poderoso relacionamento entre as empresas e seu público-alvo.
Marketing de Contexto presente
Há alguns anos atrás (na internet), ficou claro para comerciantes que uma das maneiras de interagir no mercado, era através da criação de surpreendentes conteúdos.
Seja por meio de blogs, e-books, Social Media, charges, vídeos ou conteúdos educacionais era o jogo de marketing.
Hoje, não apenas alguns, mas a maioria dos comerciantes estão utilizando essa coisa de “conteúdo-é-importante-para-o-mercado“.
Por isso, uma boa parte das empresas consideram e acreditam muito no conteúdo que divulgam para atingir seus objetivos de venda.
Em pesquisas realizadas verificamos que muitos comerciantes definiram o blog da empresa como “útil”, ou bom para o negócio.
Por isso, o Linkedin, Youtube, Facebook e Twitter também foram considerados “úteis” com mais de 60% entre os pesquisados.
Legal, não é mesmo?
Então, parece que uma boa parte das empresas consideram e acreditam muito no conteúdo que divulgam.
Mas, e agora?
Entretanto, a indústria está direcionada para uma nova fase do marketing que está em pleno andamento: comercialização de contexto.
Se você sabe ou não o que isso significa (não se preocupe, estamos prestes a dizer), eu acredito que você vai querer também se envolver.
No momento, não há realmente muita tecnologia disponível para se fazer isso!
Portanto, este artigo vai apresentá-lo ao conceito de marketing de contexto.
Vai esclarecer também o quão poderoso pode ser para você incorporá-lo em sua estratégia de marketing.
Qual é o Marketing de Contexto?
Marketing de Contexto presente é usar contexto em seu marketing certo, não?
Todavia, eu estou sendo um pouco bobo com essa definição, mas é isso o que é.
Na verdade, minha definição preferida de comercialização de contexto é entregar o conteúdo certo, para pessoas certas, no momento certo.
Portanto, deixe-me explicar um pouco mais, o que quero dizer com contexto.
Marketing de Contexto, concurso de soletração?
Quando você tem contexto em torno de algo, você tem uma imagem maior e mais reveladora.
São pequenos detalhes que ajudam a dar clareza às coisas e que de outra forma seriam gerais e, bem, desinteressantes.
Então, vamos usar um concurso de soletração como uma analogia aqui.
Se um juiz pede a criança para soletrar a palavra “derramar”, ela faz perguntas para obter contexto antes de responder.
Qual é a parte do discurso em que ela se encontra?
Qual é a definição?
Você pode usá-la em uma frase, por favor?
Portanto, as respostas dessas perguntas fornecem contexto que formam um quadro mais claro da palavra que ele está tentando soletrar.
O contexto é importante!
Por quê?
Porque a palavra “derramar” é diferente da palavra “aspersão” por exemplo.
Sem definir mais contexto em torno do que o juiz está pedindo, como poderia aquela criança dar uma resposta exata?
Obter mais contexto sobre a palavra pedida será útil para ajudar nosso filho a se tornar um campeão de ortografia!
Por isso, é o mesmo que vale para o seu marketing.
Você quer ser um campeão de marketing como o nosso amigo da soletração?
Ou um idiota de marketing que envia e-mails que borrifam água ou novas torneiras que derramam água ionizada?
Marketing de Contexto campeão, ou pateta?
Os campeões de marketing de contexto presente em todos os setores, são aqueles que aplicam o contexto em seu público.
Por exemplo, um comerciante usando contexto sabe mais sobre seus clientes, seus primeiros nomes e se são B2B ou B2C.
Eles também podem saber em qual empresa ele trabalha, que tipo de conteúdo gosta, por qual canal ele prefere consumir conteúdo …
E, também, qual solução ele usa para atender suas necessidades, e ainda, se a sua empresa tem orçamento nesta época do ano.
Por isso, quando um comerciante lhe pede “informações” sobre alguém, e forneceu o primeiro nome e que trabalha numa empresa B2B …
Portanto, sua primeira pergunta poderia ser: o que mais sabemos sobre ele ?
Provavelmente, se você quiser apresentar um trabalho excelente, utilize o marketing de contexto.
Use o que você tem e sabe sobre o contato e forneça marketing personalizado, extremamente relevante e bem orientado as necessidades documentadas.
Por que o Maketing de Contexto é importante?
O Marketing de Contexto é importante por muitas razões e aqui estão duas muito relevantes:
Então, ao usar marketing de contexto presente em seu relacionamento com um contato, você é capaz de fornecer conteúdo personalizado e relevante e voltado para as suas necessidades.
Marketing personalizado e relevante é a base para a criação de amor com as pessoas na comercialização!
Além do mais, o marketing personalizado e relevante não é normalmente o tipo de marketing que irrita as pessoas.
Pois, fornece o Ganha-ganha!
Quando você está criando marketing de contexto presente que atinge a necessidade das pessoas, esse marketing terá um desempenho muito melhor.
Pois, você não está entregando um conteúdo de marketing que está desalinhado com seus interesses ou estágios do seu ciclo de vendas.
Pense nisso: Se você sabe que a liderança B2B da seção anterior está recebendo novo orçamento em janeiro …
E, que baixou uma guia de compra nas últimas duas semanas …
Também, visitou as páginas de produto em dezembro!
Então, você é capaz de enviar seu conteúdo para que atenda exatamente essas necessidades …
Portanto, ao enviar uma oferta personalizada de demonstração desse produto e conteúdo, ele muito provavelmente irá adquirir.
Por que não usar o contexto em torno de suas relações com os seus contatos para criar marketing com eles?
1) com amor e,
2) gerar conversão?
Como seria “fazer” um Marketing de Contexto?
Tudo bem, essas ideias soam bonito, mas como é que esta teoria de “marketing de contexto presente” se manifesta?
Qual seria a apresentação para você, como um comerciante?
Portanto, com a ajuda de um software de marketing integrado, aqui estão alguns exemplos do “contexto” em seu marketing.
1) Chamada-para-Ação Dinâmico (CTA)
Você tem um monte de ofertas que deseja usar para converter o tráfego em leads.
Portanto, quer transformar tráfego em leads qualificados e leads qualificados em clientes.
Por isso, seria uma chatice se você tivesse, uma página web de estudo de caso, não é mesmo?
Pois, normalmente é uma ação realizada quando você está no ponto inferior-do-final-do-funil-de-vendas.
No entanto, nem todos os que visitam uma página de estudo de caso, em seu site, estão necessariamente prontos para conversar com um vendedor.
Você não quer perdê-los também, através da oferta de um CTA que está no ponto inferior-do-funil-de-vendas.
Isso pode ser percebido como um pesadelo de conversão!
Mas com CTAs dinâmicos que se ajustam, você pode sugerir um CTA que se alinha automaticamente com o estágio de interesse do visitante, no ciclo de vendas …
Ou, qualquer outra série de critérios que pretenda definir!
Na indústria, no tipo de negócio, na localização, atividade passada / comportamentos, ou qualquer tipo de situação.
CTAs dinâmicos são muito práticos e legais, não é mesmo?
Pois, habilitam a compra no momento exato do interesse do cliente …
2) Conteúdo Dinâmico para e-mails e Fluxos de Trabalho
Essas não são as únicas coisas que precisamos utilizar por serem inteligentes.
Seu banco de dados de e-mail, também precisa ser segmentado em listas altamente específicas …
Especialmente se você quiser manter o seu espaço nas caixas de entrada das pessoas mais cobiçadas.
Mas, você já sabia isso, não é mesmo?
Suas listas de e-mails precisam ser inteligentes para saber quando extrair – de um contato – as informações que você tem em seu banco de dados, para o seu e-mail marketing.
Lembre-se, um grande comerciante fornece contexto e o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento certo.
Então, para enviar e-mail que é contextualmente relevante, como fazer?
É necessário conhecer os fluxos de trabalho e a ferramenta para colocar a pessoa certa na lista para envio.
Autor: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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