Publicidade Viral no Contexto Digital …

Tempo de leitura: 13 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Publicidade Viral no Contexto Digital …

A digitalização da Publicidade Viral no Contexto Digital pelas mídias, transforma-se em processo desafiador para receptores e emissores de mensagens …

Publicidade Viral desafios constantes

A percepção em relação aos conteúdos veiculados nas mídias tradicionais e aos anúncios publicitários feitos nos moldes anteriores tornam-se inadequados dentro desse novo universo.

Profissionais de publicidade passam a dirigir suas criações a um consumidor cada vez mais participante do ambiente digital e buscam novas abordagens para atrair sua atenção.

Portanto, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, buscam verificar como a estratégia do marketing viral atua nas redes digitais …

São várias as tentativas e caminhos para se conquistar esses novos consumidores atuantes e participativos …

Contexto Digital atuante na sociedade

A sociedade passa por um intenso processo de evolução tecnológica e, foram introduzidas diversas invenções técnicas, que contribuíram com mudanças para os domínios econômico, social, cultural, político e etc.

Um dos mais recentes fenômenos de caráter tecnológico é o da digitalização das mídias, que se mostrou extremamente relevante por instaurar mudanças significativas nas formas de comunicação entre os indivíduos.

O atual processo de introdução dos meios digitais no cotidiano apontou que a digitalização tem modificado consideravelmente a percepção …

Modifica também e abre o leque para novo comportamento dos indivíduos e torna-se um importante fenômeno para o período em que vivemos.

Ainda assim, as mídias digitais, apesar de tomarem cada vez mais espaço nos diversos âmbitos sociais, não são determinantes para extinguir as mídias tradicionais, que possuem importante papel na sociedade.

Em função disso, vivemos em uma sociedade marcada pela coexistência e pela hibridização de meios analógicos e digitais de comunicação.

Formas de comunicação

A convivência entre as diversas formas comunicacionais instaurou uma nova ambiência midiática …

Pois, os indivíduos sofreram inúmeras mudanças e passaram a interagir de forma muito mais dinâmica com a sociedade, com as instituições e também uns com os outros.

Cada vez mais informados e em constante evolução, os indivíduos ganharam aos poucos um novo comportamento diante dos meios tradicionais …

Assim evoluíram para uma nova visão relacionada à propaganda veiculada nesses meios e começaram a questionar as tradicionais formas de publicidade, que perderam parte de sua atenção.

Portanto, foram criadas abordagens publicitárias, como a estratégia da Publicidade viral no contexto digital transmutando-se para o marketing viral …

Assim criou-se mudanças que as mídias digitais trouxeram para a comunicação entre os indivíduos e para as práticas profissionais no campo da publicidade nos novos ambientes midiáticos …

Também existe uma grande dependência entre ambiente online e offline …

Transformando-se em estratégia publicitária do marketing viral, aplicadas amplamente nos meios digitais.

Ambiente digital e o novo consumidor

A comunicação é um fenômeno necessário para a sobrevivência dos seres humanos, assim como para a organização social e troca de informações e conteúdos simbólicos.

Seis tipos de culturas comunicacionais podemos apreciar: a oralidade, a escrita, a impressão, a cultura de massas, a cultura das mídias e a cibercultura (ou cultura digital).

Embora sucessivas no tempo, essas formas de cultura não suprimem as anteriores, mas se mesclam umas às outras e criam uma linguagem própria a partir das linguagens já existentes nas culturas antecessoras.

Por isso, a comunicação, com o passar dos anos, torna-se cada vez mais complexa, pois demanda o conhecimento de praticamente todas as linguagens criadas até então.

Seguindo essa ideia, Santaella diz que “o fator mais importante para se compreender a complexidade da cultura contemporânea encontra-se no caldeirão de misturas e hibridizações que a caracteriza.”

Na cultura oral, por exemplo, os agentes da comunicação tinham domínio exclusivo sobre a fala e sobre os gestos corporais.

Com a criação da escrita, foi necessário que se aprendesse, além dos códigos da fala, os códigos escritos capazes de representar os sons.

Assim aconteceu sucessivamente, até chegarmos à cultura da Publicidade viral no contexto digital.

Publicidade e cultura tecnológica

A “natureza tecnológica” dos meios digitalizados permite um processamento de informação muito maior com relação à capacidade de armazenamento dos meios analógicos.

Os sinais digitais são constituídos de bits, unidades mínimas de informação, que não possuem peso e são transportadas à velocidade da luz.

Por isso, a digitalização permite, de maneira cada vez menos onerosa, estocar e fazer circular uma enorme quantidade de informação.

O papel exercido pelos consumidores também se modificou no contexto digital de comunicação.

Se antes havia um emissor e um receptor estabelecidos e em posições praticamente estanques, agora os papéis exercidos pelos interagentes se mesclam.

Eles se confundem em meio à interatividade possibilitada pela internet, que confere aos indivíduos maior controle da linguagem.

As mídias digitais carregam consigo características tão arraigadas em aspectos culturais, que devem ser entendidas além de seu aparato tecnológico.

Devemos conhecer a sua linguagem para compreendermos as novas formas culturais e representações sociais criadas a partir das interações experimentadas por meio do seu uso.

Por isso dizemos que a digitalização das mídias resulta em novo ambiente, em que o receptor também exerce papel relevante na comunicação.

Enquanto o contexto analógico apresenta restrição de espaço e de tempo …

Instituições, na nova ambiência midiática, determinam o que é veiculado na mídia …

E, como o material divulgado apresenta-se livremente na internet, independente do espaço que ocupa e do conteúdo de que trata.

Muito mais do que mudanças técnicas nos meios de comunicação, a digitalização das mídias criou novas relações entre os indivíduos …

Agora eles permitem que eles se tornassem produtores de conteúdos e, a partir dessa nova lógica de produção, passam a disseminar pontos de vista nunca antes vistos/ouvidos/lidos nos meios tradicionais.

Considerações finais

As mídias digitais hoje são responsáveis não só por se constituírem em canais de transmissão de mensagens, mas por instaurarem um novo ambiente na vida dos indivíduos.

A internet constitui um ambiente que possibilita a colaboração de todos e está aberto a diferentes pontos de vista.

Observamos aqui as mudanças sofridas pelos consumidores do panorama digital, que se tornaram mais seletivos, informados e colaborativos, com o poder de gerar e divulgar conteúdos próprios.

Com a inserção das mídias digitais na sociedade, os indivíduos passaram a valorizar propagandas mais personalizadas, em detrimento daquelas dirigidas a uma grande massa de outros consumidores.

Cientes desse novo panorama, as agências de propaganda começaram a despertar seu foco para um novo tipo de criação, baseada em estratégias que valorizam o consumidor e se aproximam dele, em vez de distanciá-lo.

Elas descobriram que, para manter os consumidores interessados em suas mensagens, é preciso alcançá-los também em seu novo ambiente, o ambiente digital.

O fato de fazermos parte de uma cultura digital significa também estarmos em contato com as culturas anteriores, que se misturam a elas e instauram um novo ambiente.

Conclusão

A sociedade em rede nos permite fluir de um lugar a outro do mundo por entre “nós” conectados e conviver com todas as linguagens e culturas até hoje criadas.

A troca intensa de experiências nas redes sinaliza que estamos nos encaminhamos para uma cultura sucessora, inimaginável no momento, mas certamente uma cultura nova …

Assim ela será ainda mais híbrida do que a atual, decorrente da evolução das formas de socialização proporcionadas pelos novos ambientes emergentes …

Passado, presente e futuro interconectados num amplo alvorecer da Publicidade Viral no contexto digital …

Novos tempos e mundos a serem desbravados …

Artigo de: Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello e Cristiane Cleveston de Oliveira

Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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