Publicidade Novos Caminhos da Criatividade …

Tempo de leitura: 16 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Publicidade Novos Caminhos da Criatividade …

A Publicidade Novos Caminhos sempre existiu de várias formas, através de mídias e meios de propagação físicas e digitais, para atingir públicos e segmentos.

Publicidade Novos Caminhos?

A publicidade sempre existiu e cresceu em importância somente depois da Revolução Francesa (1789).

Então, explodiu em nossos dias numa diversidade assombrosa de formas, mídias e meios de propagação para um público ou segmento específico.

Utiliza bandeirola, banner, brinde, broadside, cartazes, cartazete, clips, display, encartes, filmes, folder, imagens, internet, jingle, letreiro, mídias sociais …

Ainda móbil, outdoor, painel, palavras, sons, spot, webinar e muitos outros veículos publicitários.

O termo publicidade, em Portugal, é usado como sinônimo de propaganda ou para atividade realizada, por uma agência de propaganda.

No Brasil, também existe confusão entre os termos propaganda e publicidade, por causa das traduções dos originais da língua inglesa.

Traduções para negócios, administração e marketing utilizam propaganda para o termo em inglês advertising e publicidade para o termo publicity.

O termo “publicidade” é utilizado exclusivamente para propaganda de cunho comercial.

Como funciona uma agência de publicidade?

Em uma agência de publicidade os trabalhos são distribuídos de maneira lógica e departamental, de acordo com necessidades e tarefas.

O diferencial de uma agência é a sua criatividade ou, corpo de criação responsável pelos resultados da materialização das ideias.

Portanto, os cargos mais comuns em uma agência são: Atendimento, Mídia, Planejamento, Criação, Finalização, Produção (Produção gráfica e RTVC).

Atendimento

Responsável pela comunicação cliente-agência e agência-cliente.
Portanto, é o profissional de atendimento responsável pelas peças e campanhas, planejamentos, etc.

Mídia

Elabora o planejamento mais objetivo e coerente, para atingir a melhor cobertura e frequência, com o mínimo de gastos, resultando no público e alvo esperado.

Planejamento

O profissional de Planejamento é responsável pela criação do plano de comunicação.
Por isso, estuda o mercado, a concorrência, o público consumidor, fatores macroambientais e microambientais.
Assim, determina com precisão as metas e objetivos do cliente a curto, médio ou longo prazo, em função da estratégia estabelecida.

Criação

Este departamento é composto pelo diretor de arte, responsável pela parte visual das peças publicitárias;
E, o redator, responsável pela criação dos textos utilizados em cada campanha ou peça (títulos, slogans e outros textos);
Ambos são coordenados pelo Diretor de Criação;
É neste departamento que brotam as idéias, criações e materializações para os anúncios ou publicidade.

Produção

Este departamento, que é dividido em produção gráfica e produção eletrônica (ou RTVC).
É responsável pelos contatos (orçamentos, visitas, consultas e outras atividades) com os fornecedores gráficos e produtoras de áudio e vídeo.

Produção on line

Esse é um novo cargo ou departamento existente nas agências de publicidade que visam atender a crescente demanda por uma comunicação digital.
Neste departamento, o profissional que trabalha, junto ao planejamento geral, para oferecer maior número de possibilidades de ações online adequadas à verba/perfil do cliente;
Além do mais, apoia à criação e no desenvolvimento das peças, junto a todas as mídias disponíveis e com ações interligadas as peças físicas;
Acompanha também o trabalho com os fornecedores online, desde o orçamento até a entrega final.

Como usar a publicidade?

A publicidade novos caminhos com criatividade é uma ferramenta eficaz e deve ser utilizada para penetrar a mente e o coração das pessoas.

Sua principal função: trazer resposta a um estímulo proposto sobre produtos, serviços ou ideias.

Com a chegada da internet, mídias sociais e o marketing digital, a publicidade utilizando esses canais, expandiu-se numa diversidade de ações tornando-se cada vez mais eficiente.

Normalmente a publicidade novos caminhos vem na forma de campanhas cuidadosamente planejadas, estrategicamente concebidas e realizadas.

Esse planejamento é fundamental para definir o formato adequado, custo envolvido e o objetivo a ser alcançado.

Qual o objetivo principal da campanha?

Qual a melhor estratégia, ou estratégias, e de que forma realizar?

Como, onde e por quê fazê-la?

Quais os objetivos principais da empresa?

Mais clientes?

Melhorar o posicionamento?

Melhorias do produto?

Quais os objetivos principais da publicidade?

De que forma os objetivos da empresa serão atingidos e mensurados?

Qual a segmentação será definida?

Por isso, para o planejamento obter seus objetivos é importante: escrever, documentar e analisar os principais desafios e situações passadas, presentes e futuras

Portanto, entender quais possam interferir no resultado da campanha ou das metas esperadas.

As perguntas feitas, ensaios e testes realizados, são necessários para se chegar ao entendimento completo de sua realidade.

As respostas dessas perguntas, trazem o benefício do melhor caminho a perseguir e, mais exatidão, quanto ao orçamento e etapas necessárias.

Publicidade novos caminhos nas Mídias Sociais?

O mercado digital está em plena expansão com grandes profissionais atuantes, que nos ensinam o que, como e quando …

Por isso, mostram de que forma sedimentar a publicidade nesses novos caminhos, e a expansão de negócios, utilizando as mídias e redes sociais.

Acrescentei três citações abaixo, que acredito serem pertinentes para solidificar a importância das mídias sociais, no crescimento de qualquer empreendimento.

Pedro Quintanilha – Aprenda a trabalhar com mídias sociais em 4 semanas

“Antes de tudo é importante entender que trabalhar mídias sociais não é como trabalhar como antigamente, onde a empresa falava e todos escutavam.
Hoje o seu consumidor tem voz e tem ferramentas para amplificar sua voz e ainda tem uma comunidade de pessoas que podem criar uma onda que pode alavancar ou destruir marcas em questões de minutos.
Portanto, entenda que trabalhar com mídias sociais é conversar e se relacionar com seu mercado.”

Camila Porto – Facebook Marketing – Engajamento para transformar fãs em clientes

“Quando pensamos em Marketing Digital, as mídias sociais ocupam um lugar de destaque.
Porém, nem todas se destacam tanto atualmente quanto o Facebook.
Com mais de 72 milhões de usuários cadastrados no Brasil, a rede social se tornou o centro das atenções de usuários e marcas;
Que veem neste canal uma grande oportunidade para fazer negócios, vender mais e interagir.
Além do número de usuários, o Facebook se tornou uma empresa global, com mais de 4.900 funcionários em vários países do mundo.”

Natanael Oliveira – SEO na Prática – Como gerar negócios para sua empresa através da internet

“É importante que você absorva o máximo de conhecimento acerca do ambiente digital ( História das Redes Sociais );
Isto é, entender o contexto histórico e o comportamento do seu consumidor, irá lhe ajudar a encontrar oportunidades, definir estratégias;
E, principalmente identificar a maneira mais assertiva de impactar o seu consumidor.”

Publicidade novos caminhos Paga?

A publicidade paga, precisa ter seu retorno do mercado consumidor e pode ser implementada em muitos veículos, como discutidos acima.

Pode custar poucos reais ou necessitar de grandes quantias, resultado do que se pretende atingir.

Por exemplo: Publicidade na TV aberta em horário nobre ou, TV fechada em canais exclusivos, Google AdSense, jornais, revistas, etc.

Qual é o melhor caminho ou veículo a ser utilizado?

O que já foi realizado, trazendo um resultado satisfatório?

Analise a concorrência e verifique em que tipos de veículos ela esta.

Então, descubra seus principais acertos e erros.

Trabalhe na correção dos erros, minimize e corrija os pontos fracos e fortaleça os pontos fortes.

Interagir com o cliente é fundamental para que ele fale sobre suas dores, necessidades e o produto, serviço ou ideia a ser desenvolvida.

Por isso que a melhor solução ainda está na bem planejada pesquisa …

Ela trará o conhecimento e relacionamento com o cliente e retorno exato do que ele precisa.

Portanto, chega de forçar situações e procurar adivinhar o que o mercado quer.

Pergunte!

Conheça seu público alvo e forneça o que ele está disposto a consumir.

Antes de investir em publicidade novos caminhos tenha certeza de que conhece sua missão, produto e serviços.

Por exemplo, uma companhia aérea comercializa passagens ou tempo?

Portanto, se for tempo sua estratégia e missão serão focados em procedimentos e treinamentos para vendas …

Então, buscará eliminar todas as falhas possíveis de seus processos internos e externos …

Para que todos os seus vôos saiam nos horários contratados, isso é o mínimo a ser realizado!

Por outro lado, se a sua estratégia e missão estiver focada somente na venda de passagens e total preenchimento de acentos …

Mas, se a missão desloca o cliente para segundo plano, quando deveria ser o principal motivo de foco, alguma coisa está errada.

Por isso, sua missão e foco devem estar alinhados com o principal motivo de sua existência …

Portanto,  a plena satisfação de seu cliente, o melhor relacionamento possível, proporcionando o real crescimento de seu negócio.

Entretanto, quando tiver que investir, invista cada centavo na publicidade e no veículo que lhe trará o melhor retorno …

Retorno financeiro e solidez de sua marca, são resultados da missão e do perfil de relacionamento conquistado, junto ao cliente.

Publicidade novos caminhos Orgânica?

Muitas vezes, após o impacto realizado pela publicidade novos caminhos abordados através de uma campanha.

Através de folder, outdoor, revista, jornal ou veículo físico, o cliente busca na web detalhes e informações sobre o serviço, marca ou produto.

No entanto, esta procura pode levar à duas situações: a empresa está na web ou não está.

Pois, hoje, a maioria dos consumidores têm o hábito de pesquisar produtos e serviços que queiram adquirir nos mecanismos de busca.

Por isso, compram (ainda existe muitas preocupações) ou não, pela internet, mas a procura por informações normalmente é realizada.

Então, é importante estar presente e ser encontrado pelos sistemas de busca da web.

Anúncios patrocinados

Por exemplo, use o Adwords  que é uma das maiores fontes de lucro do Google, com publicidade paga pelos anunciantes.

Então, os anúncios patrocinados são incorporados aos resultados de buscas e aparecem no topo das páginas e na lateral das mesmas, antes dos resultados orgânicos.

Portanto, podem ser incorporados ainda em sites, blogs e em destaques, e o resultado da busca realizada sempre no início das páginas.

Mas, para se obter um resultado satisfatório e posicionamento junto aos buscadores na web são necessários vários fatores.

É importante saber que o fluxo de tráfego, que entra e sai da url e domínio vem de instituições responsáveis por esse cadastro como o registro.br no Brasil e, internacionais.

Também o conteúdo dos posts e artigos são fatores, que devem trazer palavras aninhadas e coerentes com o que se propõe e aplicadas com habilidade pelo SEO dentro de cada mensagem.

Por isso, sua relevância orgânica e posicionamento serão definidos pelo crescimento do relacionamento com seu publico e o impacto que seus artigos causarem, nas rede e redes sociais.

Por isso, para se obter organicamente o melhor posicionamento esses fatores deverão ser exaustivamente procurados …

Contudo devem ser aplicados com precisão, comunicando, encantando e surpreendendo o público em cada nova mensagem.

Conclusão: qual o melhor caminho?

O melhor caminho passa pelo relacionamento com o cliente …

Com uma postura proativa, antecipando e resolvendo suas dores, conhecendo suas necessidades, sonhos e desejos …

Dessa forma,  transformando-o em parceiro fiel ao negócio, serviço ou produto.

Portanto, utilize o bom senso e a publicidade paga e orgânica, pois ambas são importantes e devem ser exploradas.

Esse é o caminho para o coração do cliente: Cliente fiel é cliente plenamente satisfeito!

Autor: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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