Publicidade Mundial Na Carona Do Oscar …

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Publicidade Mundial Na Carona Do Oscar …

Oscar agita a publicidade mundial – todos os anos – para premiar espetaculares histórias e estórias que encantam as mentes e corações pelo mundo …

É uma festa muito esperada por todos os envolvidos na arte de encantar, emocionar, documentar, entreter e vista por milhares de pessoas em todo o mundo.

Consagra os destaques em 24 categorias apresentadas no ano anterior.

E é realizada por um grupo (Academia) que vota e elege os “felizardos” que terão seus nomes, funções e atuações eternizadas para sempre.

Temos muito que aprender com a Academia – em diversidade – quando falamos de Marketing e Publicidade mundial, para também encantar e deslumbrar nosso mercado consumidor …

Roteiro para Cinema

Para a realização de um filme de curta ou longa-metragem, desenho ou documentário é preciso ter uma bela história/estória e um roteiro.

Um roteiro deve trazer todas as ações e os diálogos entre os personagens da animação, ficção, comédia, ação e suas variações, geralmente interpretados por atores e atrizes.

Mas um documentário, tem um roteiro bem diferente, com a apresentação do assunto do filme, uma explicação de como o tema será mostrado e uma lista das pessoas “de verdade” que serão filmadas.

De qualquer maneira, o roteiro é sempre o primeiro passo (onde tudo começa).

Seu desafio deve ser: contar uma história e encantar o espectador.

Roteiro Publicitário

Bom, vamos partir do pré suposto que você saiba que roteiro publicitário é um documento, normalmente escrito por um redator, que “guia” a equipe envolvida na produção do filme publicitário.

Vamos supor também que você saiba que é no roteiro publicitário que devem estar as falas do ator, do narrador, a sugestão da trilha e por aí vai… Ok, agora sim, vamos lá:

Antes de tudo, você precisa de uma ideia.

Para escrever um bom roteiro publicitário, você vai precisar de uma boa ideia.

Uma técnica preferida é encher a cabeça de informação sobre o produto, mercado, empresa, whatever e, depois, fazer outra coisa qualquer.

Normalmente a ideia vem.

A notícia triste é que – muito provavelmente – você não vai ter uma boa ideia para seu roteiro lendo um texto sobre “como criar um roteiro”.

Só como ponto de partida, se eu fosse você, dava uma olhada em alguns desses exemplos de roteiros publicitários do roteirodecinema.com.br.

O site todo, aliás, é muito interessante e você pode passar algumas horas procrastinando por lá.

Publicidade Mundial começa no Roteiro

Com o roteiro em mãos e com a equipe definida, caminhe para a concretizar e executar a ideia e história.

Passo 1

Formate seu roteiro em duas colunas.

A coluna da esquerda deve ser nomeada com letra maiúscula como “VÍDEO” e a coluna da direita, formatada do mesmo modo, será chamada de “ÁUDIO”.

O que você vê no comercial fica escrito em maiúsculas na coluna “VÍDEO”.

O que você ouve fica escrito em maiúsculas e minúsculas na coluna “ÁUDIO”.

Separe cada tomada no roteiro com um espaço em branco entre elas.

Você pode usar praticamente qualquer software de roteirização para formatar um roteiro de comercial facilmente, ou até mesmo usar o Microsoft Word.

Passo 2

Foque o conteúdo de seu comercial no produto que você está querendo vender.

O roteiro finalizado, que deve ter cerca de uma página, resultará em um comercial que dura cerca de 30 segundos.

Você tem muito pouco tempo para vender o produto, por isso utilize copywriting e ferramentas disponíveis.

Cada imagem e cada som que você escrever devem ter esse objetivo.

Passo 3

Pense em termos de curta metragem.

Comerciais são apenas isso.

Um comercial deve ter começo, meio e fim.

Ele deve contar uma história curta sobre o produto a respeito do qual você escreve ou mostrar ao público os usos do produto em questão.

Sempre tenha seu público alvo em mente e direcione tudo que existe em seu roteiro para esse fim.

Passo 4

Descreva tudo que está no roteiro de forma ativa.

Use verbos fortes e seja comedido com os adjetivos.

Você não está escrevendo um romance.

O resultado do roteiro será um comercial que o público irá assistir.

A escrita visual é a chave para um comercial de sucesso.

Escreva de modo que o diretor “veja” o produto da maneira que você quer que o público o veja.

Publicidade mundial no show do Oscar

1- Atriz coadjuvante: Essa categoria premia a atriz de maior destaque em um papel secundário.

2- Ator coadjuvante: Essa categoria premia o ator de maior destaque em um papel secundário.

3- Atriz: Essa categoria premia a atriz que mais se destacou em um papel principal

4- Ator: Essa categoria premia o ator que mais se destacou em um papel principal.

Filmes com publicidade mundial

5- Filme de animação: Esse prêmio vai para o melhor filme de animação, que não necessariamente é um filme infantil.

6- Diretor: Como o próprio nome já diz, essa categoria reconhece o melhor diretor ou a melhor diretora de um longa-metragem.

7- Filme: A categoria mais aguardada premia o melhor filme do ano, de acordo com a Academia.

8- Filme estrangeiro: Essa categoria reconhece o melhor filme estrangeiro, ou seja, que não foi feito nos Estados Unidos.

Componentes e Desdobramentos

9- Canção original: Nessa categoria vence aquele que compuser a melhor música para um filme. Este ano a cantora Lady Gaga concorreu nessa categoria.

10- Roteiro original: Essa categoria premia o melhor roteiro que foi feito originalmente para o cinema.

11- Roteiro adaptado: Diferente da categoria anterior, nesse caso o prêmio vai para o melhor roteiro que foi adaptado para o cinema, originário de uma outra obra, como um livro, por exemplo.

12- Fotografia: Essa categoria premia, o diretor que escolhe a locação, as lentes, os enquadramentos e a iluminação de cada cena, entre outros detalhes. Portanto vence quem melhor mostrar na tela as exigências do roteiro.

13- Figurino: Essa categoria premia as melhores vestimentas e caracterização dos personagens.

14- Efeitos visuais: Essa categoria reconhece as contribuições técnicas dos efeitos especiais nos filmes.

15- Edição de som: Esse prêmio é entregue para a melhor edição de som de desenho ou de um filme. Mas, ele não equivale ao Oscar de Melhor Mixagem de Som.

16- Trilha sonora: Diferente da canção original, essa categoria premia a trilha sonora de um filme como um todo.

17- Mixagem de som: Esse Oscar reconhece a melhor mistura de gravação de som de um filme.

18- Maquiagem e penteado: Essa categoria reconhece o trabalho de maquiagem e penteado, como parte importante para a caracterização dos personagens.

Curta e Documentários

19- Documentário em curta-metragem: Aqui são premiados os documentários de curta duração.

20- Curta em animação: Nesse momento é premiado o melhor filme de animação, que também tem curta duração.

21- Aqui são premiados os documentários de curta duração: Aqui é reconhecido o melhor documentário de longa duração.

22- Curta-metragem: Essa categoria premia o melhor filme de curta duração do ano.

23- Edição: A edição é a parte posterior à filmagem. Nessa etapa o filme é finalizado para ficar exatamente como o diretor quer, e do jeito que aparece na telona.

24- Design de produção: Essa categoria mudou de nome em 2012 (até então era chamada de Melhor Direção de Arte), e premia todo o visual composto pelo cenário, iluminação, objetos decorativos etc.

Conclusão

Por isso, utilize essas categorias como inspiração numa ação de publicidade mundial …

Aplique e use sua criatividade e combinações adequadas, para atingir o coração do seu público …

Envolva-o com uma história/estória que o conquiste e emocione …

Verifique neste link as 35 propagandas criativas que conquistaram seus objetivos e inspire-se para um show rumo ao Oscar de publicidade mundial para os seus clientes.

Por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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