Plano de Marketing e a Marca …

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Plano de Marketing e a Marca …

O Plano de Marketing e a marca da empresa devem traduzir a imagem e o posicionamento que se deseja passar ao mercado atual e futuro.

Plano de Marketing e a Marca da Empresa

Por isso, a definição do posicionamento e vantagens sobre a concorrência, são fatores essenciais para repensar uma marca ou criá-la.

Geralmente, a logomarca é formada por um nome e um símbolo.

As pesquisas de mercado e público-alvo são fontes de criação ao permitir identificar e traduzir a imagem da empresa.

Muitas empresas também optam pelo slogan – frase que ressalta o posicionamento e ajuda a transmitir essa imagem para os consumidores.

O slogan deve ser curto, de fácil memorização e pode ser modificado, mas não com frequência.

Pois, o slogan, traduz fielmente o posicionamento da empresa.

“A propaganda é a alma do negócio” foi um slogan criado na década de 1930 e que se perpetua até hoje.

Marca e integridade

Portanto, a marca deve assegurar a integridade e a confiabilidade conquistadas ao longo dos anos.

Uma estratégia de marketing pode ser totalmente em vão e custar muito caro caso não a tenha registrado.

A marca é o maior patrimônio da empresa, por isso, verifique bem antes, para não ter que mudá-la depois …

Portanto, ao criar a marca, é importante que se faça a pesquisa e o registro da mesma no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial: www.inpi.gov.br.

Ambos podem ser feitos diretamente no INPI, por advogados especializados, escritórios habilitados ou, por agentes de propriedade industrial.

A pesquisa serve para verificar se já existe o registro de alguma empresa no mesmo ramo ou em ramos similares de atividade do negócio.

Então, caso exista, é necessário criar um novo nome.

Se desejar mandar seus produtos para o exterior, é preciso proteger a marca registrando- a nos países que pretende fazer negócio.

Marca e identidade

Como estamos falando de marca, é importante a identidade de sua empresa na internet.

Criar um plano de marketing e a marca da empresa fortalecida geram retorno e posicionamentos no mercado.

Mesmo que você ainda não tenha um site, mas intenciona ter algum dia, você poderá registrar o domínio.

Por isso, registre o – endereço eletrônico da sua empresa – para resguardá-lo antes que outra empresa o faça.

Existem diversos sites que realizam o registro do domínio a partir de uma taxa anual.

Portanto, basta realizar a pesquisa para saber se o domínio está disponível.

A criação de uma página na web, dependerá do público-alvo e do tipo de negócio.

Se os clientes possuem o hábito – atual ou futuro – de acessar a internet, talvez seja interessante para o negócio.

O registro do domínio pode ser realizado no: www.registro.br, www.fapesp.org ou em outros sites relacionados.

Ao elaborar a sua logomarca, sempre considere o seu posicionamento de mercado e o uso atemporal da mesma.

Não se deve mudar a logomarca; ela deve perdurar para beneficiar as estratégias de consolidação de marca da sua empresa.

Algumas empresas, com o passar dos tempos e frente às mudanças do mercado, utilizam estratégias de revitalização da marca.

Investem em design mais arrojado, de acordo com o seu mercado, sem mudar, no entanto, o conceito da mesma.

O que faz um plano de marketing e a marca da empresa valer muito é gerar a confiança no consumidor.

Quanto mais estiver presente na casa e na mente do consumidor, maior será seu valor e vendas resultantes.

Objetivos e metas

Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar.

Pois, eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as suas ações.

Objetivos: declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela estratégia de marketing.

Metas: mais específicas e essenciais para o plano.

Portanto, ao elaborar as metas, procure ser o mais objetivo, claro e realista possível.

Pois, elas devem ser medidas por meio de volumes de vendas, quota de mercado e índices de satisfação dos clientes.

Uma certa ambição é fundamental, no entanto, nunca deixe de ser realista.

Portanto, só crie metas que possa realmente alcançar, pense nisso!

Continua …

Por: Erivaldo Ribeiro
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