Móbile Marketing Transformação Mundial …

Tempo de leitura: 15 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Móbile Marketing Transformação Mundial …

Móbile marketing nasceu com a criação da Mobile Marketing Association (MMA) em 2000, para inclusão da publicidade em dispositivos móveis …

A MMA trata-se de uma organização mundial com a participação de vários países, sendo que o Brasil também é parte desta associação, tendo como membros agências de publicidade, fábrica de celulares, operadoras de telefonia, e empresas focadas no marketing através de dispositivos móveis.

Segundo a MMA o móbile marketing desenvolve um ecossistema próprio conciliando quatro camadas estratégicas:

Demandantes de ações de marketing

  • Composto por marcas;
  • Proprietários de conteúdo;
  • E agências de marketing.

Geralmente buscam no móbile marketing uma nova alternativa na sua comunicação com clientes e consumidores.

Provedores de tecnologia: formado por agentes de tecnologia e que possuem know-how tecnológico necessário para encaminhamento de mensagens.

Operadoras de telefonia: conjunto formado pelas operadoras de telecomunicação que possuem interface direta com assinantes pós-pagos e pré-pagos.

Consumidores: é o último elo do ecossistema e é constituído pelos clientes, usuários e consumidores de móbile marketing.

Segundo MMA) esta cadeia de valor do móbile marketing é o caminho pelo qual a comunicação de telefonia móvel e a interatividade acontecem entre os demandantes de ações de móbile marketing e assinantes de telefonia móvel.

Contudo, a demanda prioritária do consumidor representa sua procura e ele quem define, quando irá participar ou não de uma campanha.

Para criar esta demanda por produtos as organizações promovem serviços e eventos em seus canais tradicionais.

Pois, conforme Lange: o “móbile marketing define-se pelo fato de pensar estratégias para envio de publicidade utilizando de tecnologias móveis.

Este meio de comunicação tem algumas características como comunicação a qualquer hora ou a interação e envolvimento.”

Embora existam inúmeras definições para móbile marketing, não há aceitação total.

O termo é empregado para determinar ações de marketing por meio de dispositivos móveis.

Móbile Marketing como ferramenta

ferramenta movel
Ferramenta Móvel

Desse modo, geralmente todo marketing utilizado por meio de tecnologias móveis pode ser reputado e denominado de móbile marketing.

Por isso, móbile é uma ferramenta para utilizar o marketing em equipamentos móveis, como o celular, e muito utilizado para esta forma de publicidade.

Tendo em vista que o uso do celular é pessoal, é possível realizar o móbile marketing com qualquer pessoa, em qualquer lugar ou hora.

Marketing móvel consiste no uso de um canal de comunicação interativo que fornece ao consumidor informações geolocalizadas e personalizadas que promovem bens, serviços e ideias que geram valor para todos os intervenientes.

O móbile marketing vem crescendo cada dia mais como resultado das tecnologias que aparecem e das necessidades das empresas e marcas difundirem suas ações de comunicação e marketing para consumidores exigentes.

E neste sentido, criaram-se várias ferramentas para auxiliar as empresas a usarem o móbile marketing.

Portanto, com o avanço tecnológico voltado para os dispositivos móveis, o móbile marketing está se expandindo cada vez mais …

Assim e especialmente em razão da facilidade oferecida pelas operadoras pelo acesso rápido à internet, por meio dos smartphones, ou qualquer outro tipo de dispositivos móveis.

No Brasil o uso deste tipo de estratégia ainda é mínima, contudo os que a utilizam constatam os resultados imediatos que as campanhas acabam trazendo …

Pois este tipo de marketing acaba tornando algo mais dirigido, mais íntimo, tendo a impressão de que a mensagem recebida comunica-se, especialmente, para a pessoa.

Os tipos de ferramentas são

SMS: trata-se de uma comunicação direta para enviar somente para quem autorizou o recebimento das mensagens.

Sendo utilizada de várias formas, para comunicar uma promoção de venda, oferecer descontos e muito mais.

Bluetooth: essa estratégia tem baixo custo, mas encontra dificuldades, pois nem todos mantêm seus dispositivos ativados o tempo todo.

Para a empresa, que conseguir incentivar as pessoas a ativarem sempre seu dispositivo, é uma oportunidade para apenas “mandar a mensagem no ar”, e aguardar o retorno.

Móbile website: indicado para a busca de informações rápidas, essa modalidade de site tem aumentado nos últimos meses.

As empresas disponibilizam uma versão móbile do seu site, que deverá ser muito mais funcional que o site usual, e tende a crescer ainda mais com a popularização dos smartphones.

Ferramentas de geolocalização: essas ferramentas, como o Foursquare, Facebook e outros, permitem que os usuários compartilhem com empresas e outros usuários de redes sociais, a sua localização.

Assim, a empresa que disponibiliza essa ferramenta, divulga seu nome e sua marca.

Aplicativos: uma tecnologia que agrega conteúdo ao dispositivo, como iPhone, é muito útil para estabelecer interação entre as marcas e as pessoas.

A partir deles, realizamos transações bancárias, jogos, pedimos comida e outros …

Contudo, alguns estudos já confirmam que mensagens enviadas via SMS, por exemplo, são mais abertas que os e-mails marketing.

No Brasil essa modalidade de marketing está em desenvolvimento a passos largos, no entanto, compete às empresas experimentarem, e propagarem mais e mais essa nova onda.

Portanto, essas são algumas das ferramentas que o móbile marketing utiliza para alcançar os consumidores.

Por isso eles não necessitam mais estar à frente de um computador, bastando apenas possuir um aparelho celular provido de internet.

Relações entre fornecedor e consumidor móvel

fornecedor e consumidor
Fornecedor e Consumidor

Consumidores virtuais são pessoas mais atentas e exigentes que escolhem melhor e trocam de fornecedor rapidamente …

E a ética se tornou um atributo essencial para as novas relações de consumo.

Mais imediatistas, os novos consumidores consideram normais a alta qualidade e o valor do dinheiro, podendo se tornar insatisfeitos mais rapidamente.

Assim, o perfil dos consumidores se altera cada vez mais nos últimos anos, sendo mais atuantes, mais exigentes e não se deixam enganar com falsas promessas e propagandas enganosas.

Vivem intensamente todas as possibilidades oferecidas.

Novas gerações usam esses dispositivos eletrônicos como parte de sua convivência, importante para contatar amigos, acessar a internet, e reuni valor no dia a dia de cada consumidor.

Esta é uma era de consumidores multifacetários, que formam um perfil diferente de consumidor do século passado.

Consomem bens e serviços em um mercado globalizado, são cônscios de seus direitos e utilizam a internet frequentemente para atualizar, trabalhar e viver, mantendo-se conectado assiduamente.

Nesse contexto de mudanças, o novo consumidor passou a fazer parte do cenário mercadológico de várias formas, um ser nitidamente desigual de seus predecessores.

De acordo com Kotler: hoje, quando você vai comprar um carro, você não vai simplesmente entrar na concessionária para saber do veículo, você vai perguntar aos seus cinco mil amigos no Facebook.

No novo marketing, os consumidores estão mais inteligentes e bem informados.

Segundo Crocco: O conhecimento e o reconhecimento do cliente online ou e-consumidor orientam a compreensão da utilização no canal eletrônico.

Pois a avaliação de ofertas e de variáveis utilizadas na valorização nessa modalidade de transação e dos produtos considerados orientam esse tipo de compra.

Pois, a internet constitui um novo domínio e interação que influenciou e continua a influenciar transformações nessas novas relações estabelecidas.

A tecnologia e a comunicação

tecnologia e informacao
Tecnologia e Comunicação

Sempre acessível para as organizações e consumidores, a tecnologia provocou e ainda continua apresentando diferenças perceptíveis no meio de comunicação, entretenimento e tantos outros.

Na internet, há um espaço de contato que causa influência nas relações instituídas entre as organizações e entre estas as pessoas.

A Móbile Marketing Association (MMA) trata-se de uma associação industrial sem fins lucrativos fomentados para guiar o desenvolvimento do marketing móvel.

Fornece um guia para que os profissionais, ao desenvolverem suas estratégias de marketing, possam atingir seu potencial pleno sem interferência na privacidade dos usuários.

A MMA informa que: Código Global de Conduta MMA ou o Código são os guias das empresas dentro do ecossistema de mobilidade.

Inclui, mas não limitadas a: anunciantes; agregadores; provedores de aplicações; operadoras;…, de modo a permitir que possam efetivamente – e responsavelmente – alavancar o canal móvel com propósitos mercadológicos.

Conforme a MMA os profissionais do Marketing Móvel devem apresentar aos seus usuários uma campanha de marketing de fácil compreensão – para quem recebe a notícia – nos quais seus termos e condições possam ser de fácil compreensão.

Com a notícia é provável que o usuário tome uma decisão, fundada nas informações recebidas, acerca de como utilizar sua informação para aquela ação mercadológica.

A notícia é o princípio fundamental no Código de Conduta de Privacidade da MMA.

Os profissionais de móbile marketing devem informar ao usuário tanto a identidade da empresa e dos produtos e serviços oferecidos, quanto os termos e condições principais que governam interação entre a empresa e o aparelho móvel do usuário.

É necessário observar a aprovação dos usuários em receber as mensagens em seu aparelho móvel, essa aprovação pode se dar através de SMS, MMS, comando vocal, outros métodos legítimos ou reconhecidos pela MMA.

Aceite e informação ética

A aprovação relaciona-se a uma campanha específica sem repasse para outras campanhas, salvo com a permissão do usuário.

A interrupção das mensagens da campanha também deve ser de fácil acesso para os usuários e deve ter acesso a partir de qualquer mensagem recebida.

Os profissionais de Móbile Marketing devem se assegurar de que a ação de marketing móvel represente as expectativas mais abrangentes dos consumidores em qualquer mercado nacional apropriado a ação.

Marketing por meio de um canal móvel é mais efetivo quando atinge adequadamente ao público-alvo.

Por isso, as informação dos usuários obtidas com propósitos mercadológicos devem se adaptar aos interesses dos usuários, quando disponível.

Ainda de conformidade com a MMA, todas as informações colhidas acerca dos usuários com o objetivo de realizar uma campanha voltada ao público-alvo devem ser manuseadas com responsabilidade e com observância a legislação para que não ocorra nenhum contratempo para os usuários e para as organizações responsáveis pela campanha de marketing.

O Código de Conduta Móbile padroniza as regras e o cuidado que as empresas devem ter ao organizar e aplicar uma campanha móbile.

Observando esse código a empresa garante que sua campanha chegara corretamente ao usuário e também resguarda o usuário de informações que ele não deseja receber ou ainda enviar.

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porErivaldo Ribeiro
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