Marketing para pessoas e não produtos trata da arte de encantar, convencer, mostrar, significar e transformar desejos e necessidades em realidade e status …
Marketing para pessoas e benefícios
Quando olhamos para pessoas, homens, mulheres e crianças, vemos universos distintos e repletos de nuanças e diferenças.
O universo feminino, seus desejos e suas necessidades passam por peculiaridades únicas e de tal forma complexas que somente vivenciando determinados momentos – com elas – é que podemos avaliar a sua abrangência …
No entanto, o universo masculino parece mais simples por ser racional, objetivo e por ser plenamente atingido diretamente pela força do ambiente, do grupo e da concorrência, apenas?
Mas, sem ser simplista ao extremo, podemos viajar e caminhar por descobertas que nos surpreendem quando o assunto é marketing para pessoas e suas necessidades mais peculiares.
Pois, quando olhamos para pessoas e procuramos entender realmente o que elas buscam e necessitam podemos não somente atendê-las mais invadir sua mente-coração …
Marketing para pessoas é qualidade
Não basta apenas conhecer todas as técnicas e roteirização para um anúncio ou propaganda se não conhecemos as pessoas interessadas.
Mas como descobrir o que as pessoas precisam?
A melhor resposta para isso é perguntando …
Neste universo profissional de disputas entre entrega e habilidades, conhecimento e domínio, a necessidade de ser multidisciplinar é fundamental …
Hoje necessitamos de conhecimentos que possam nos “diferenciar” neste ambiente tão competitivo e que nos fazem – às vezes – duvidar de nossas capacidades e objetivos …
Então, como podemos ter um crescimento real com metas mensuráveis e possíveis se não dominamos com qualidade nossas ações para com as pessoas?
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” – São João 8:32 – revela a profundidade da alma de qualquer trabalho, objetivo, conhecimento ou necessidade …
Dessa forma, somente quando conhecemos profundamente a alma humana e suas necessidades é que somos capazes de “conversar” e chegar ao seu coração.
Marketing para pessoas passa por conteúdo
Às vezes pensamos que tudo irá parar – como nesta pandemia do Covid-19 – só que temos que entender que o mercado não para …
Ele se transforma todos os dias e se não estivermos atualizados e adaptados aos novos tempos ficaremos distantes das pessoas que querem nos ouvir …
As pessoas não param de consumir conteúdos que sejam relevantes para elas.
Por isso, ter uma estratégia de conteúdo ideal para sua marca é imprescindível nesse momento.
As pessoas se lembrarão que sua empresa-marca estava lá quando mais precisavam de informação.
Agora é um bom momento para ter novos insights a respeito de sua imagem digital.
Você tem como descobrir as necessidades reais das pessoas, pois elas estão com tempo e você pode “falar” melhor com elas.
Quando você estiver disponível para com a verdade de ajudar e resolver situações difíceis o seu comunicado será ouvido.
Lembre-se: “o que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado” Provérbios 18:21.
Marketing para mulheres é ser
Sempre foi e será uma das maiores preocupações masculinas entender a alma feminina.
Conseguir entender as mulheres sempre será complicado e penetrar nos meandros da personalidade feminina um desafio.
Talvez por causa do machismo, talvez por um receio de perder a tão decantada “supremacia masculina”, será?
Ou será que é por não querer admitir a fortaleza que existe por trás da aparente fragilidade feminina, como diz o youtuber: Claudio Duarte.
Na verdade, precisamos apenas saber entender que com raríssimas exceções, elas são mais sonhadoras e mais românticas …
E embora tendo em sua juventude a cabeça cheia de sonhos, estão sempre dentro da realidade da vida …
Elas procuram manter os pés no chão, sem deixar que os sonhos morram, mantendo-os em estado latente.
E essa alma sonhadora e realista foge da compreensão masculina, que não entende que com certeza é bom sonhar.
Marketing para mulheres é foco
Com o tempo as mulheres mudam seu enfoque da vida, premidas pela necessidade de ajudar sua família na luta pela subsistência.
Elas abrem a mão de seus sonhos mais doces, e sempre emprestam seu braço forte, seu coração lutador e sua alma ainda romântica.
Mas com sonhos de conseguir algo melhor, são sempre práticas e objetivas.
É preciso entender que dentro de seu espírito lutador, sempre existirá algo daquela menina vaidosa …
Ela sempre está cuidando de sua aparência e preocupa-se com quilinhos extras, com eventual arredondamento dos quadris e com algumas ruguinhas.
Por vezes se traumatizam com o que acontece ao seu exterior, e lamentam o viço perdido.
Cabe a seus companheiros fazer com que elas sintam que para nós continuam belas como quando as conhecemos, e que as amamos do jeitinho que estão …
Essa coroa agora é mais linda e cheia de charme do que foi pois, amadureceu …
Sempre devemos lembrar que o mesmo acontece com o nosso corpo, também “murchamos” e decaímos fisicamente, e sabendo fazê-lo, a vida ficará bem melhor…
Marketing para homens passa pela razão
Assim sendo, basta que os homens deixem o machismo bobo de lado, e admitam que ainda e sempre estarão amando a mesma mulher, da mesma maneira que amaram a menina que ela foi.
Nada contra o fato delas desejarem embelezar-se.
Afinal, o fazem por nós.
Aparentemente pelo menos, pois na realidade o fazem porque querem sempre estar belas para seu espelho, e para que as outras a vejam bela.
Belas sempre estarão, se conservarem belo seu interior.
Temos que saber entender a razão dos salões de beleza, das academias, das caminhadas e dos regimes.
Necessitam mostrar para seus amores e para suas amigas que podem encarar qualquer eventual concorrência.
Aliás, é bom salientar que um pouco da culpa cabe a nós os homens.
Fazemos comparações, e por muitas vezes não saber demonstrar que o amor que um dia sentiram, não vai mudar por causa da mudança física delas …
Faça-as sempre se sentirem amadas.
Demonstrem esse amor, esquecendo o machismo, e sendo românticos.
Declarem seu amor.
E assim elas saberão que continuam sendo amadas, e serão mais felizes, espalhando essa felicidade para os que estão à sua volta.
Marketing para homens complicados
Como declarar o amor?
Dizendo que a ama, simples assim …
Pequenas surpresas ganham sua admiração …
Uma carícia mais ousada, faz com que ela se sinta desejável e atraente.
Mostrar que ela é tão bela quando está passando roupa, ou fazendo o almoço, como ao sair de um salão de beleza.
É preciso entender as mulheres.
E a principal ambição, o principal sonho de qualquer mulher é sentir-se amada.
Amada pelo companheiro, pelos filhos, pelos netos …
Mas amada não porque é excelente dona de casa.
Ou porque faz uma deliciosa torta de limão …
Mas amada porque ela é a pessoa mais importante para você.
Amada porque ela faz tudo para deixar os outros felizes ao seu redor …
E ela quer apenas essa retribuição, em amor e carinho.
Convenhamos que é fácil entendê-las.
Basta deixar de lado certos pensamentos retrógrados.
Para viver feliz e perto de sua mulher, é importante saber qual é a perola que a faz feliz …
No entanto, não é necessariamente um colar de pérola, mas pode ser flores, ouro, um jantar ou saber ouvir quando ela precisar …
Pense nisso …
Conclusão
Quando a Apple lança um produto, formam-se filas no mundo todo.
Há quem passe dias a fio sem dormir para tocar em um novo aparelho da marca.
Não é à toa que, atualmente, ela vale cerca de US$ 309,5 bilhões em 2019, segundo o ranking BrandZ, lançado pela Kantar e a WPP e é a empresa mais valiosa do mundo.
Como a Apple foi criada todo mundo já sabe.
Steve Jobs, que nunca concluiu um curso de graduação, fundou a empresa na garagem de casa.
Ele contou essa história em 2005, quando discursou aos formandos da Universidade de Stanford.
Mas o que faz a Apple ser tão amada?
Podemos afirmar então que:
- O primeiro fator foi, sem sombra de dúvidas, o próprio Steve Jobs (pessoa)
- A Apple sempre “pensou diferente”, como propõe seu slogan, promovendo inovação no mercado;
- Quando alguém compra um produto da Apple, não compra um celular, um MP3, um computador ou um tablet, compra um iPhone, um iPod, um Mac ou um iPad.
- Na Apple, tudo é pensado e estudado minuciosamente para proporcionar a melhor experiência possível.
- Poucas empresas conseguem atrair os holofotes para si a cada anúncio de novo produto.
- A qualidade é superior a de muitas outras marcas.
- O conjunto dos fatores citados acima faz com que o valor agregado de um produto da marca é tão alto que tê-lo é sinônimo de status social.
Portanto, aprendemos que marketing para pessoas passa por pessoas que sonham, inovam e se ajustam a pessoas.
Buscam a melhor experiência possível em cada produto, anúncio, qualidade, valor agregado e mantém o status social entre seu público, chegando a sua #mente-coração …
Referências: Vídeos no Youtube do Pastor Claudio Duarte
Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
Deixe um comentário