O Marketing Ideológico deve compreender a dinâmica de mudar comportamentos, opiniões, crenças e, a decisão de alcançar a mente-coração dos consumidores …
Marketing Ideológico
O diálogo interno e externo do ser humano forma um
conjunto de crenças e orientações que adquirem validade e estrutura sólida.
Esse conjunto proporciona um direcionamento que o guia para a ações e julgamentos individuais e coletivos.
Portanto, serve de instrumento de controle,
integração e conflito para definir suas escolhas e atitudes de consumo.
Então, de acordo com suas crenças e orientações, existe a identificação de si próprio e dos grupos e redes de semelhantes, ligados por sonhos e ideais …
O que une os seres humanos?
Em geral o que serve de força na vida individual e união
coletiva é um sentimento de identidade e propósito – que resulta – num
comprometimento de causa e ação …
Esses propósitos e ideologias transcendem e se direcionam
para os recursos sociais e econômicos como: reconhecimento, reputação, riqueza,
diferenciação e prestígio.
Por isso, são canalizados para interesses materiais e
subjetivos e aplicados politicamente para a fundamentação do “status” individual …
Dessa forma, as ideologias são maneiras de racionalização
criadas pelos homens para explicar e justificar a vida e a aprovação de atos na
sociedade.
Esses atos – também – são elaborados e transformam-se em padrões de comportamento que se ajustam nas inúmeras situações de nossa sociedade.
Resumindo, são recursos para harmonizar conflitos em situações contraditórias e limitações humanas sem respostas adequadas …
Quando usar o Marketing ideológico?
As ideologias nascem nas condições de crises e pensamentos,
valores, símbolos e significados, que são traduzidos como novo padrão de
pensamento e ação de grupos, dentro de nossa sociedade universal.
Assim, para preencher um sentimento de insegurança,
impotência, inferioridade, solidão e medo, que são desafios à sua compreensão,
busca nas ideologias suas respostas …
Portanto as ideologias surgem e definem normas e condutas para controlar a vida humana …
Mas também é um fator de grande resistência às mudanças.
Contudo, quando a crise se estabelece – em detrimento de seus ideais – negocia seu comprometimento ideológico e abre espaço para mudanças; mais brandas …
Sabemos que as forças sociais que provocam alterações na estrutura e funcionamento da sociedade – geralmente – são resultado de padrões de consumo e econômicas.
Elas provocam substituições e reformas parciais …
Mas também mudanças radicais na estrutura de instituições e nos valores da sociedade, transmutando-se em novas crenças e direcionamentos.
Por isso que as
trocas, do velho pelo novo valor e princípio, são determinantes para a evolução
social.
Entretanto, pelas mudanças contínuas e constantes na sociedade, elas provocam uma nova interação-negociação entre o ser humano, o meio ambiente e, área social.
Surge então o marketing ideológico com ideias de ações comprovadas de investigação científica e de pesquisas de mercado, comportamento, atitudes de consumo e lazer.
Conclusão
O marketing
ideológico deve ser utilizado para conhecer o ser humano e criar modelos capazes
de promover mudanças sociais e econômicas de consumo.
Deve ser relevante
para os objetivos ideológicos e crenças propostos pela empresa e valorização da
marca.
Pois o estudo sociológico da economia, mercado e das organizações mostram que produtos, serviços, propostas, posturas, opiniões e valores estão atuantes e vivos no mercado.
Mostram também como evoluir para atender e satisfazer o consumidor, indivíduo e investidor.
Assim, precisamos de sabedoria para aplicar o marketing ideológico e conhecer profundamente o ser humano evitando ações que acabem em grandes fracassos ideológicos, não é verdade?
Muitos fracassos de
marketing ideológico aconteceram nos últimos anos e não foi por falta de
dinheiro ou de informações sobre concorrentes e posicionamentos.
Aconteceu pela
falta de compreensão social.
De entendimento da
atuação do produto e marca na vida social
Desprezar o
comportamento da escolha, decisão e posicionamento do consumidor.
Portanto, para ser eficaz e atuar com conheciemnto dentro de seu nicho:
Precisamos entender e conhecer todas as variáveis dessa equação e isso requer: suor, lágrimas, ações e mente-coração batendo no mesmo ritmo …
por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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