Marketing Esportivo Esmiuçando Paixões …

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Marketing Esportivo Esmiuçando Paixões …
 

O Marketing Esportivo é impulsionado pela paixão das pessoas ao redor do mundo, unindo-as através das diversas modalidades e possibilidades esportivas …

Em função da diversidade e das multidões que reúne, as oportunidades de marketing nesses eventos são infinitas e podem ser explorados.

Eventos como Jogos Olímpicos, Jogos de Inverno e Copa do Mundo abrem e concentram possibilidades mundiais …

Mas, o que é exatamente o Marketing Esportivo e quais são suas principais vertentes?

Marketing Esportivo gerando negócios

O marketing esportivo é uma ferramenta lucrativa para gerar oportunidade de negócios, através do marketing-comunicação-ação.

Esse universo de possibilidades através de clubes, equipes, empresas, marcas e atletas, envolvem emoção e fanatismo, dentre outros sentimentos.

Ele proporciona receitas aos patrocinadores, popularidade da marca e, é claro, o envolvimento do torcedor-consumidor.

Portanto, o Marketing Esportivo é responsável pelo desenvolvimento do culto aos esportes e faz negócios universais, criando oportunidades diversas.

Quando bem planejado e aplicado, traz retornos positivos em qualquer segmento esportivo.

Quais as Tendências do Marketing Esportivo?

A Nielsen divulgou na edição de 2018 o seu relatório Top 5 Global Sports Industry Trends.

Foi elaborado a partir de entrevistas com executivos de marcas esportivas, profissionais de agências e detentores de direitos de transmissão de diferentes modalidades.

Ele aponta as tendências da comunicação no esporte: distribuição, eSports, conteúdo, parcerias, patrocínios, responsabilidade social e ressalta:

  • Igualdade, diversidade, gênero, raça e meio ambiente na mídia passam a ter um impacto em todas os nichos dos negócios esportivos;
  • As marcas exigem ética impecável dos atletas e clubes com quem fecham parcerias;
  • A necessidade da marca comunicar o seu propósito e utilidade social aos consumidores;
  • Pois, patrocínios ainda são as melhores formas para as marcas comunicarem suas mensagens.

Relatório sobre Marketing Esportivo

O relatório (COMMERCIAL TRENDS IN SPORTS 2018) destaca, ainda, o crescimento dos esportes femininos pelo mundo, principalmente para os detentores dos direitos de transmissão e marcas.

Um dos motivos é o crescente engajamento feminino – com destaque – para cases de mercados periféricos.

  • A abertura de estádios esportivos para mulheres na Arábia Saudita;
  • O primeiro Simpósio de Futebol Feminino da Confederação Africana de Futebol;
  • Patrocínio fechado pela CEAT, marca fabricante de pneus, com Harmanpreet Kaur, jogadora de críquete da Índia (é a primeira vez que um anunciante estampa sua marca num taco de uma jogadora de críquete)

Sendo assim, incluir mulheres em ações de marketing esportivo é algo inevitável, correspondendo a uma das principais tendências do momento.

Outra ação interessante foi a campanha da Nike que se tornou viral nas redes sociais, destacando os desafios que as mulheres muçulmanas precisam enfrentar quando se tornam atletas.

Campanha realizada para anunciar a linha de produtos, a Hijab Pro (hijab, do árabe, corresponde ao lenço ou véu usado pelas mulheres islâmicas).

Associação com causas sociais

O esporte extrapola os limites físicos dos campos, quadras, piscinas, arenas e demais locais onde acontece o evento.

Portanto, a atuação dos atletas e entidades esportivas extrapolam sua importância para muito além desses locais e modalidades.

Dessa forma, atletas passam a ser referencial, modelo e exemplos para a sociedade na formação de caráter de fãs, principalmente crianças.

Por isso associar sua imagem a causas sociais é uma tendência muito bem-vinda e deve ser praticada com responsabilidade.

Exemplo da campanha social do Esporte Clube Vitória com a Penalty: “Meu sangue é rubro-negro”.

Nela, as cores da camisa do time, antes preta e vermelha, passaram a ser branca e vermelha. À medida que as metas de doação eram batidas, a coloração original ia retornando aos poucos para a camisa do time.

Marketing Esportivo nas Redes sociais

Além das campanhas de sócio torcedor, as redes são grandes aliadas do marketing esportivo-digital, e não existe mais volta.

Os clubes e mpresas investem cada vez neste mundo de oportunidades fornecido pelas redes.

O mercado publicitário, comercializa espaços em suas postagens e lives …

Geram mais receita, mais conteúdo, mais engajamento e mais interação com o torcedor-consumidor …

Conclusão

Por isso que o Marketing Esportivo ao explorar tecnologias e tendências, alcança novas fontes de receita.

Também cria novos produtos e serviços para os torcedores, novas experiências, alimenta emoções, proporciona engajamento consolidando a marca-produto.

Existe um universo esportivo imensurável – neste planeta – clamando para ser desbravado!

Mãos à obra!

E, aproveite todo o potencial que o Marketing esportivo oferece …

por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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