Marketing Educacional, Necessidade Inegável …

Tempo de leitura: 14 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Marketing Educacional, Necessidade Inegável …

O marketing educacional é necessário devido a concorrência, diminuição de alunos, a inadimplência e para melhorar os valores e práticas na educação …

O marketing educacional

A crise mundial preocupa todas as nações da terra.

Dessa forma, alguns países vivem maiores problemas que outros …

O desemprego e diminuição do poder aquisitivo são fatores que contribuem para uma enorme estagnação mundial.

Assim, no Brasil, isso se mostra assustadoramente presente com o desemprego, fome e a violência que atinge a população.

Portanto, muitos setores da economia estão amargando o efeito dessa crise.

Então, as instituições educacionais também estão sendo abaladas pela evasão dos alunos e pela inadimplência.

Portanto neste ambiente caótico, surge o profissional de marketing educacional para ressaltar a que há de melhor na instituição.

Porque nelas os processos pedagógicos devem ser eficazes para garantir novos alunos e alimentar os recursos financeiros.

Utilidade do marketing educacional

Pequenas e grandes empresas perceberam as exigências do mercado e a necessidade de utilizar o marketing nas suas relações de trabalho.

Pois sabemos que o trabalho de marketing é algo necessário na sociedade contemporânea.

Essas necessidades, até pouco tempo atrás, não preocupavam as instituições educacionais.

Então, as escolas não tinham problemas com a diminuição do número de matriculas.

Por isso, a concorrência não era algo que pudesse trazer maiores preocupações.

Dessa forma, as necessidades de pais e alunos não tinham intensa e dinâmica mudanças como encontramos hoje.

Mas, houve uma evasão de alunos das escolas públicas que migraram para as escolas particulares.

Pois, neste período, buscava-se um ensino de qualidade que não se encontrava mais nas escolas públicas …

Infelizmente a educação pública brasileira está sucateada …

Educação e professores

São mínimos os recursos transferidos as escolas e os salários dos professores são cada vez mais reduzidos.

Por isso, a qualidade de ensino nessas escolas teve uma queda assustadora …

As instituições públicas não conseguem mais acompanhar as mudanças que estão ocorrendo na sociedade.

Mas, sabemos que o ensino das escolas particulares, muitas vezes, não tem a qualidade de algumas escolas públicas.

Porém as instituições particulares possuem maiores recursos e lugar onde os pais tem espaço para reclamações e críticas, tornando assim, a escola particular uma necessidade.

Também o ensino básico na rede pública não faz parte dos sonhos da classe media.

O abandono das escolas, o despreparo dos professores e as greves colaboram para afastar da escola pública os filhos de quem pode pagar um colégio particular.

Essa nova necessidade despertou interesses em muitas pessoas (educadores e empresários) em abrir sua própria instituição escolar, aumentando a concorrência.

Esse fator relacionado a muitos outros, como a maior exigência dos pais e menor número de crianças com idade escolar, trouxe outras preocupações para as mantenedoras das escolas.

Então, por toda essa situação criada as instituições educacionais perceberam a necessidade da utilização do marketing educacional.

Muitos problemas que preocupavam as empresas estão atingindo, também, as instituições educacionais.

A diminuição no número de alunos, a inadimplência e o aumento exagerado da concorrência estão fazendo com que as escolas repensem seus valores e práticas na educação.

Como, por exemplo, a aplicação de toda forma de marketing.

Por que Marketing Educacional?

A concorrência aumenta, cai o poder aquisitivo da população, os custos das mensalidades são pressionados para baixo e as clientes exigem mais.

Então, utilizar o marketing educacional é uma necessidade que pode ser direcionada para vários caminhos distintos.

A instituição tem que descobrir qual seu objetivo e adequar o trabalho pedagógico ao trabalho de marketing na melhor forma possível.

Mas, além dos itens citados, existem inúmeros fatores que provocaram essa crise, nunca vista antes, nas escolas.

A situação econômica do pais e muito grave, desta maneira o perfil da população vai adaptando-se e o retorno dos alunos as escolas públicas e inevitável.

O número cada vez menor de filhos nas famílias brasileiras está deixando muitas vagas ociosas nas escolas particulares.

Portanto, esses fatores ligados a resistência das escolas em relação ao marketing educacional deixam as escolas em uma situação desfavorável.

Os educadores, em geral, sempre tiveram uma resistência muito grande ao uso do marketing dentro de suas instituições.

Eles sempre acreditaram que a educação não é algo que possa ser vendido, como qualquer outro produto, mas que deve ser um bem culturalmente cultivado.

Alguns educadores sentem que o marketing e incompatível com à missão educacional e subestimam a educação e as instituições que o utilizam.

O que é o anti-marketing educacional?

O movimento anti-marketing que existe nas escolas deve-se a uma visão errônea dos educadores: pois, para eles, o marketing resume-se a fazer propaganda (muitas vezes enganosa) da escola.

Na verdade, o marketing é fruto de estudos que tem como objetivo conhecer o comportamento das pessoas e, assim, satisfazer suas necessidades.

A propaganda muitas vezes é utilizada pelo marketing, mas nem sempre é essencial.

Muitas empresas tem um trabalho de marketing muito eficiente e não utilizam propagandas.

Pois, na verdade, a propaganda e mais um recurso entre tantos outros de que o marketing pode utilizar.

Por isso, o marketing faz usa de inúmeros artifícios para alcançar seus objetivos

Trabalha com elementos conhecidos como “5 Ps” (preço, produto, promoção, praça e posicionamento).

Dessa forma e através deles, a escola pode se posicionar no mercado: apresentando um bom preço, um serviço satisfatório (produto), com boas promoções (diferencial) e para um público-alvo previamente estudado.

O quinto P educacional

Aos 5 ps, anteriormente apresentado, como elemento do marketing educacional, Amnon Armoni, em seu artigo “O quinto P. o professor como elemento de marketing”, acrescenta mais um “P”: o professor.

Segundo ele, o professor e a arma fundamental para a sucesso do trabalho.

Mas esse importante fator sempre foi deixado de lado e, muitas vezes, visto como a maior obstáculo que a marketing educacional enfrenta.

No entanto, nos esquecemos que são os professores e não a administração e o marketing os responsáveis diretos pela atividade mais importante de qualquer instituição acadêmica.

0 ensino (…) que use qualquer estratégia de marketing que não reconheça o papel que os professores exercem, corre o risco de desaparecer.

O professorado sempre criticou o marketing porque não o compreende.

O marketing interno é de fundamental importância, pois, é o responsável por explicar as estratégias para os funcionários e educadores, que estão trabalhando.

Contudo, a maioria dos professores está disposta a ajudar, porém não sabe como agir.

É imprescindível o conhecimento, por parte dos professores, dos problemas e as estratégias para saná-los.

Dessa maneira, todos vão compreender o porque de cada ação.

É também muito importante dar um feedback dos resultados de cada estratégia, sem esquecer de aceitar sugestões e opiniões do corpo docente.

O professor será um aliado ao trabalho de marketing, pois vai se sentir parte integrante do processo.

Por isso que a resolução de problemas em conjunto traz melhores resultados.

Marketing de qualidade …

O marketing vai exigir qualidade de serviços cada vez maior.

Com a divulgação da instituição, as cobranças do mercado se tornam muito mais frequentes e exigentes.

O marketing deve estar inserido em lodos os departamentos da instituição, pois as pessoas esperam receber um bom atendimento e que todos os responsáveis falem “a mesma língua”.

Uma maior divulgação dá evidência à vários aspectos do trabalho realizado, permitindo a escola receber muitas reclamações e críticas.

O marketing então, tem duas escolhas: ignorar as reclamações de pontos negativos da instituição, ou usá-las como mais uma estratégia para atender, mesmo que em partes, as reivindicações dos alunos, satisfazendo-os.

Aceitar as críticas dos pais e alunos e tentar resolvê-las é uma ação benéfica para uma instituição que busca a qualidade de seus serviços.

A preocupação com um constante aprimoramento do seu serviço é de fundamental importância, ele será feito com base nas necessidades do público a ser atendido, sem ferir a filosofia, a missão e os objetivos da instituição.

Conclusão

Devido a existência de um mercado cada vez mais competitivo no Brasil, as empresas, de forma geral, assim como vários tipos de escolas, precisam estar constantemente preocupadas com os clientes.

Portanto, nenhum trabalho de qualidade se realizara se não existir um planejamento estratégico baseado em inúmeras e constantes pesquisas que busquem descobrir as vontades e necessidades do público-alvo.

Ao contrário do que muitos educadores pensam, o marketing não cria necessidades; identifica-as, para serem satisfeitas da forma mais adequada possível.

Pois, o objetivo maior do marketing não é a venda de um determinado produto.

Segundo Peter Drucker, o propósito do marketing é tornar a venda supérflua e por isso, pode-se dizer que a qualidade de ensino, na instituição, é a melhor e maior estratégia de marketing …

Portanto, o fundamental é sempre poder evidencia-la …

As instituições educacionais buscam seus objetivos realizando trocas…

Portanto, o profissional de marketing deve estar habilitado para entender, planejar e administrar essas trocas.

Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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