Marketing de Relacionamento na Venda Direta …

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Marketing de Relacionamento na Venda Direta …

Marketing de relacionamento na venda direta? Verdades, semelhanças e aprendizados dos termos e aplicações deste marketing, utilizado nas vendas de produtos.

Marketing de relacionamento na venda direta

No marketing direto, a empresa remunera diretamente seu distribuidor pela venda dos produtos e não existe outra forma de ganho.

Mas, o marketing de relacionamento na venda direta é diferente do marketing direto …

Pois, a empresa permite que o distribuidor associe à empresa outros distribuidores.

Dessa forma, cria uma segunda remuneração atribuída ao esforço do distribuidor em associar outro distribuidor e aumenta seu poder de vendas e lucros.

Portanto, este processo contínuo, de um distribuidor associar à empresa outro distribuidor, forma o que se denomina rede, ou marketing de relacionamento na venda direta (rede).

Marketing de Rede, MMN ou MLM?


O que é vendas diretas e Modelo Multinível?

Por isso, o empreendedor de marketing de relacionamento na venda direta trabalha como empresário autônomo.

Representa uma determinada empresa executando seu plano de marketing.

Portanto, divulgando seu produto, serviço e a oportunidade de negócio.

O empreendedor ainda é o responsável direto para treinar novos empreendedores, através das normas estabelecidas nos procedimentos e manuais.

Então, é também responsável por: treinamentos pessoais, em locais pré-determinados ou treinamentos através da internet.

Resumindo: é um trabalho de falar com pessoas, criar relacionamentos e potencializar o corpo de vendas dos produtos da empresa.

Marketing de rede X pirâmide financeira

O marketing de relacionamento tem por característica movimentar bens de consumo ou serviços.

No entanto, o marketing de pirâmide movimenta apenas o capital dos distribuidores, sem haver troca de benefícios.

No Brasil é enquadrado como crime pela Lei nº 1.521 (inciso IX do 2º artigo).

Mas, o marketing de relacionamento é totalmente legal em quase todas as nações.

Segundo Robert Kiyosaki, no livro “Nós Queremos que Você Fique Rico: Dois Bilionários: uma Só Mensagem (feito junto com Donald Trump)(2007)” – Editora Campus.

Uma empresa de marketing de relacionamento é exatamente o oposto de uma pirâmide, pois é feita para levá-lo ao topo, e não para mantê-lo na base.

Por isso, o próprio diretor do DPDC admite que, muitas vezes, a diferença entre um modelo de marketing de relacionamento na venda direta e um esquema de pirâmide acaba sendo “muito sutil”.

E, por isso, a melhor recomendação continua sendo: “desconfiar de dinheiro fácil”.

Marketing de relacionamento na venda direta: Normas & ABEVD

Por isso, a adoção de normas rígidas e a necessidade de uma regulamentação na organização das empresas de vendas diretas no Brasil deram origem a uma entidade denominada Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

Assim sendo, esta entidade passou a adotar códigos de conduta promovidos pela World Federation of Direct Selling Association (WFDSA) .

Os códigos de conduta protegem consumidores e vendedores diretos contra ações de má-fé ou descuido nas relações existentes.

Portanto, dentre os temas abordados estão: critérios de recrutamento, informações sobre produtos, estímulo à formação de estoque, respeito à privacidade do consumidor, critérios e prazos para devolução dos produtos.

Conclusões:


Mensagem da Presidente da ABEVD – Lucilene Prado

O importante é sempre desconfiar de qualquer oferta de dinheiro fácil e sem risco!

Não existem milagres neste assunto!

Autor: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!