Implementação do Plano de Marketing …

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Implementação do Plano de Marketing …

A implementação do plano de marketing depende de um bom planejamento, da plena conscientização e envolvimento dos funcionários para o sucesso …

Portanto, a implementação do plano de marketing, trata de executar as estratégias, para garantir a realização dos objetivos demarketing.

Por isso, para implementar as estratégias de marketing é preciso traçar um Plano de Ação composto dos seguintes itens:

1. AÇÕES (O QUE)

Identifique as atividades específicas a serem desempenhadas.

2. PERÍODO (QUANDO)

Determine o prazo de execução de cada atividade.

3. COMO

Defina a forma que as atividades deverão ser executadas na sequência apropriada e por ordem de prioridade.

4. RESPONSÁVEL (QUEM)

Atribua responsabilidade pela execução e conclusão de cada atividade às pessoas mais indicadas.

5. CUSTO ESTIMADO (QUANTO)

Levante todos os custos incluídos nas ações propostas: ,custos de criação, confecção e envio dos materiais promocionais e custos de pessoal, entre outros.

Pois, a verba de marketing varia de acordo com a realidade de cada negócio e deve ser contemplada a partir do faturamento da empresa.

Mas, não esqueça de contemplar estes gastos nas suas despesas operacionais como despesas de marketing.

Portanto, o mais importante é ser fiel aos objetivos e metas estipulados.

Implementação do Plano de Marketing, avaliação e controle

Então, a avaliação e o controle de um plano de marketing permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua eficácia.

Por isso, devem ser realizados antes, durante e após a implementação do Plano.

Dessa forma, os controles de marketing geralmente utilizados são compostos por ações corretivas e preventivas.

Mas, o ideal é que a empresa direcione seus esforços para trabalhar com controles preventivos …

Pois, eles garantem maior satisfação do cliente e menos investimentos.

Alguns Controles de Marketing

Ações tomadas antes: treinamentoe seleção de funcionários, gastos em instalações e equipamentos necessários e,alocação de recursos humanos e financeiros.

Ações tomadas durante: avaliação e remuneração dos funcionários, boa comunicação interna e comprometimento da equipe.

Ações tomadas para assegurar que os resultados sejam atingidos: vendas, lucros ou custos, número de reclamações de clientes, pesquisas antes, durante e depois de ações específicas.

Portanto,a capacidade de lidar com incertezas é muito bem-vinda …

Mas, precisa estar aliada a um bom planejamento e a implementação do plano de marketing.

Por isso, adote as ferramentas de controle mais adequadas e perceba as necessidades de ajustes de seu plano; quando necessário.

Conclusão

O Plano de Marketing desenvolvido nesta série de posts, possibilita estruturar e direcionar uma empresa, dando sustentação às suas decisões mercadológicas.

Dessa forma, minimiza riscos e contribuiu para promover ações que serão importantes para conquistar vantagens sobre a concorrência, aumentar a participação no mercado e os lucros.

Por isso, utilize o plano de marketing procurando sempre revisá-loe adaptá-lo para acompanhar as mudanças no mercado.

Sendo assim, procure estabelecer novas ações que contribuirão para alcançar os objetivos e metas definidos, mantendo o bom desempenho do negócio.

Então, mãos à obra e bons negócios …

Por: Erivaldo Ribeiro
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