Estratégia Digital Transforma Marcas …

Tempo de leitura: 14 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Estratégia Digital Transforma Marcas …

Estratégia Digital considera como consumidores irão interagir com sua marca e, caminhos para atrair, capacitar e reter o tipo certo de colaboradores …

Estratégia Digital, para que ter uma?

Uma boa estratégia digital de escritório pode ser implementada por ferramentas que facilitem e se tornem soluções precisas para atuar neste universo global …

A TI possui as chaves do reino, alguém ainda duvida disso hoje?

Como resultado, não é mais possível oferecer uma experiência superior aos colaboradores sem um envolvimento massivo da TI.

Portanto, as empresas pelo mundo sofrem com a transformação digital por causa da alta velocidade das mudanças e necessidades em tornar seus produtos e serviços relevantes para essa nova geração de clientes-consumidores-digitais …

Dessa forma, as empresas devem considerar cuidadosamente como os consumidores interagem com sua marca …

Elas precisam ainda descobrir como atrair, capacitar e reter o tipo certo de colaborador e cativá-los com ferramentas necessárias e atuais para serem bem-sucedidas. Todo colaborador – que é um consumidor – têm acesso muitas e novas experiências em sua vida diariamente, neste vasto e atual mundo digital …

Por isso se sentem deslocados – quando chegam ao seu local de trabalho – e se sentem na década de 90 e se perguntam: onde estão seus acessos, ferramentas e soluções digitais?Portanto, investir em estratégia digital no local de trabalho não é um luxo, ou despesa; são apostas no futuro.Mas, quais são os elementos essenciais para uma estratégia digital e colaborativa?

Pesquisa de estratégia digital

A pesquisa abaixo com tomadores de decisão de TI realizada pelo IDG e pela Citrix, ficou muito clara a importância de soluções certas; utilizando ferramentas tecnológicas.Quando solicitados a descrever a estratégia de tecnologia digital no local de trabalho atual e planejada da organização, 73% disseram que estão migrando para a nuvem, 59% estão focados em ferramentas de colaboração, 59% disseram que seus funcionários usam uma variedade de tecnologia avançada e 44% citaram a Internet das coisas (IoT).

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Estratégia Digital Figura 1

Uma estratégia digital é fundamental?

Apesar dos avanços tecnológicos de hoje, as ferramentas tradicionais ainda dominam o ambiente de trabalho: 81% dos entrevistados possuem videoconferência para dar suporte para uma estratégia digital no local de trabalho, seguida por ferramentas de compartilhamento de arquivos (70%) e software de agendamento (64%).

No entanto, muitas organizações estão planejando ou pesquisando tecnologias mais avançadas, incluindo realidade virtual / aumentada (29%), wearables (28%) e automação de processos robóticos (25%).

Por isso, essa é uma boa notícia, segundo o El Naggar.

“Em termos de engajamento, as ferramentas de TI legadas e os processos e fluxos de trabalho ruins têm um impacto prejudicial, no sentido de criar bloqueadores para o sucesso”, diz ele.

Resultados obtidos:

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Estratégia Digital Figura 2
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Estrategia Digital Figura 3

“Esses investimentos devem capacitar os funcionários a serem os melhores, mas se tornam bloqueadores e pontos de atrito que desmotivam os funcionários.”

Pior ainda, os processos e fluxos de trabalho ruins construídos em torno da TI legada obrigam os funcionários a mudar o foco das tarefas críticas para o tecido através da expansão de aplicativos e a peneirar sistemas inchados de informações – atividades que “acabam com os níveis de contribuição dos funcionários e os resultados da empresa”, alerta El Naggar.

Por isso que as organizações que estão de olho no futuro e têm uma estratégia digital de trabalho bem elaborada devem aproveitar as tecnologias do local de trabalho que aprimoram a experiência dos funcionários.

TI como elemento chave

Outro componente importante de uma estratégia digital no local de trabalho: forte liderança em TI.

“A TI possui as chaves do reino”, diz El Naggar.

“Como resultado, não é possível oferecer uma experiência superior aos funcionários sem o envolvimento da TI.”

Os CIOs mais experientes concordam, de acordo com os resultados da pesquisa.

71% dos entrevistados acredita que o papel da TI significa controlar a tomada de decisões da estratégia digital no local de trabalho e 64% disseram que os líderes de TI determinam quais tecnologias se alinham mais com a estratégia.

Outras responsabilidades incluem:

  • Servir como principal tomador de decisão na estratégia digital do local de trabalho (64%)
  • Adicionar proteção de segurança aos dados do software (58%)
  • Trabalhar com toda a equipe para desenvolver uma estratégia digital (54%)

Dessa forma, ao assumir um papel de liderança, a TI deixa de ser um centro de custos para se tornar um parceiro de negócios estratégico.

Investimentos na estratégia digital

Investimentos digitais no local de trabalho que levam a melhores experiências dos funcionários podem contribuir para maior produtividade níveis e rotatividade reduzidos dos funcionários – marcadores mensuráveis do impacto da TI nos resultados.

Mas, os líderes de TI no nível C, inclusive os diretores digitais (CDOs), diretores de informação (CIOs) e diretores de tecnologia (CTOs), provavelmente liderarão os esforços no local de trabalho digital. Mas, pares em várias linhas de negócios.

(LOBs), como (COO) e (CFO), também têm um impacto significativo.

De fato, 33% dos entrevistados relataram que, entre os líderes de LOB de hoje, um CEO lidera seus esforços no local de trabalho digital.

E 17% citaram os líderes no nível de vice-presidente como principais contribuintes.

Três práticas recomendadas para o local de trabalho

As tecnologias digitais e uma liderança forte são os alicerces de uma estratégia digital no local de trabalho.

Porém, à medida que novas demandas de negócios e tecnologias emergentes desafiam a empresa voltada para o futuro, a influência de uma cultura consistente e profundamente incorporada só aumenta.

Esse é mais um motivo para garantir que essas três práticas recomendadas estejam em vigor na sua organização.

1. Faça o trabalho de colaboração.

A colaboração entre grupos é fundamental para entregar uma experiência superior aos funcionários. Por exemplo, embora a TI supervisione atividades críticas como proteção de sistemas e gerenciamento de redes, o RH é responsável por capacitar os funcionários, para que uma empresa obtenha o melhor ROI das pessoas.

Por isso sque somente trabalhando juntos a TI e o RH podem garantir que os sistemas de TI suportem continuamente as necessidades dos funcionários. “Na maioria das empresas, as principais metas não são alcançáveis por uma única pessoa”, diz El Naggar. “Em vez disso, esses projetos exigem intensa colaboração.”

Uma parte da equação envolve o estabelecimento de normas, regras e estruturas comportamentais para governar como os funcionários devem trabalhar juntos.

A outra parte da equação, diz El Naggar, é garantir que as ferramentas certas estejam disponíveis para permitir essa colaboração.

Afinal, ele diz: “se você não tem os dois ingredientes, por definição, você não terá uma boa experiência com os funcionários.

“Cada segundo que alguém gasta fazendo tarefas ocupadas e sem cérebro ou tentando encontrar uma sala de conferências é um segundo que é retirado do trabalho em projetos individuais”, diz ele. Isso pode diminuir o engajamento dos funcionários e prejudicar os resultados.

2. Questões de estratégia digital

Quase metade (41%) dos entrevistados selecionou a mobilidade como um impulsionador digital no local de trabalho. Lá se vão os dias em que salários competitivos, bônus e dias de férias eram suficientes para encontrar e manter talentos.

Afinal, os funcionários são consumidores – e os consumidores podem acessar praticamente qualquer serviço com o toque em uma tela; os trabalhadores esperam os mesmos sistemas e experiências.

Por isso que eles querem trabalhar quando, onde e como desejam, usando qualquer dispositivo.

A mobilidade satisfaz essa necessidade e permite que os usuários acessem todos os seus aplicativos e arquivos a partir de uma única interface para uma experiência consistente e melhor em qualquer dispositivo.

A importância de uma interface única e unificada não pode ser super enfatizada: atualmente, os funcionários são bombardeados com notificações e distrações, exigindo que eles alternem entre sistemas para concluir tarefas básicas. Uma única plataforma, por outro lado, pode reduzir o estresse e aumentar a produtividade, diz El Naggar.

3. O bem-estar do colaborador

Por último, mas não menos importante, é claro que a tecnologia não é a única consideração para o desenvolvimento de uma estratégia digital no local de trabalho.

No entanto, qualquer empresa que crie uma estratégia digital no local de trabalho precisa estar consciente do bem-estar dos funcionários e de sua oportunidade de melhorar esse aspecto da experiência dos funcionários.

Os respondentes da pesquisa concordam: eles mostraram apoio substancial a espaços de trabalho compartilhados (32%), saúde e bem-estar (30%) e instalações (30%).

Esses entrevistados contam com o apoio de especialistas.

“A saúde dos colaboradores – e há muitos estudos acadêmicos que apoiam isso – é severamente impactada pelo local de trabalho digital”, diz El Naggar.

Por isso, ao reduzir a alternância cognitiva entre sistemas para executar tarefas básicas, uma estratégia digital no local de trabalho pode reduzir o risco de desgaste e aprimorar a experiência dos funcionários, observa ele.

Conclusão

Um local de trabalho digital é fundamental para atrair a geração do milênio, reter talentos e permanecer competitivo.

Mas, os colaboradores de hoje também são consumidores, estão acostumados a acesso instantâneo aos sistemas e aos serviços, independente do dispositivo ou localização.

Portanto, essas experiências superiores diárias também podem criar expectativas para eles como colaboradores.

Os CIOs mais experientes não estão apenas atendendo a essas expectativas, mas estão também a caminho de superá-las com a ajuda de uma estratégia digital no local de trabalho, uma forte liderança ao disponibilizar melhores práticas.

Sobre a pesquisa

A pesquisa da IDG/Citrix amostrou 138 tomadores de decisão de TI dos EUA (ITDMs) no nível de diretor para cima em empresas que começaram ou estão planejando ativamente fazer as iniciativas de transformação digital.

A pesquisa foi realizada em abril de 2019 — Fouad El Naggar, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Citrix e CEO e cofundador da Sapho.

Por: Erivaldo Ribeiro
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